Profissional em libras auxilia eleitores com deficiência auditiva
O especialista na língua brasileira de sinais foi contratado para atuar no Núcleo de Atendimento ao Eleitorado

O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), em recente contratação de pessoal administrativo, disponibilizou um profissional de libras para Núcleo de Atendimento ao Eleitorado – NAE. O objetivo é facilitar a comunicação de eleitores com deficiência auditiva oferecendo um atendimento personalizado e mais humanizado. Trata-se de uma iniciativa inovadora por parte da Administração deste Tribunal que promove o fortalecimento da relação institucional da Justiça Eleitoral com a sociedade.
O TRE-SE é referência nacional em acessibilidade. Conheça outras iniciativas da Justiça Eleitoral sergipana na área da acessibilidade:
No dia da eleição, o TRE-SE dispõe de uma central de atendimento a deficientes auditivos para prestar informações e sanar dúvidas a respeito do pleito. As sessões plenárias são transmitidas em libras, e as publicações incluem audiodescrição. A Língua Brasileira de Sinais é uma forma de comunicação e expressão, que utiliza sistema linguístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria.
Em 2008, a figura do Coordenador de Acessibilidade foi utilizada pela 27ª ZE de Aracaju (primeira vez no Brasil), com o objetivo de orientar os eleitores que têm algum tipo de deficiência ou dificuldade de locomoção. Os Coordenadores atuam fazendo o atendimento para que essas pessoas tenham acesso rápido e seguro a sua seção eleitoral e possam se dirigir à urna eletrônica com a prioridade prevista na legislação.
Após a criação desse importante auxiliar, ele foi disponibilizado em todos os locais de votação do Estado já em 2014, o que continua acontecendo até hoje devido aos resultados positivos relacionados à satisfação dos eleitores.
O TSE reconheceu a importância da inovação do TRE-SE incluindo o cargo de Coordenador de Acessibilidade como uma função oficial no Cadastro Eleitoral e tem incentivado os demais TREs a utilizá-lo em seus locais de votação.
Audiodescrição: três pessoas reunidas em uma sala comunicando-se por meio da Língua Brasileira de Sinais.