TRE-SE realiza com sucesso a quinta edição do Café com a Imprensa

O evento serviu para capacitar jornalistas e promover conhecimento aprofundado sobre processo eleitoral

O evento serviu para capacitar jornalistas e promover conhecimento aprofundado sobre processo el...

Na manhã desta sexta (14), o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) realizou mais uma exitosa edição do evento Café com a Imprensa. A 5ª edição do seminário reuniu repórteres e profissionais de mídia especializados em política e eleições, além de representantes de veículos de comunicação locais e nacionais e assessores de comunicação de pré-candidatos.

O evento, que se consolidou como um marco no calendário eleitoral do estado, tem o objetivo de fortalecer o relacionamento entre o Tribunal e os profissionais da imprensa, fornecendo informações detalhadas e capacitação para a cobertura das eleições.

Às 7h30, as(os) convidadas(os) foram recebidas(os) com um café da manhã servido pela Assessoria de Imprensa e Comunicação Social (ASCOM). Em seguida, às 8h, Ricardo Ribeiro, assessor chefe da ASCOM, abriu o encontro agradecendo aos palestrantes e aos colegas jornalistas e repórteres pela presença. Em seguida, passou a palavra ao presidente do TRE-SE, desembargador Diógenes Barreto, que ressaltou a proveitosa e duradoura parceria entre a Justiça Eleitoral e a imprensa sergipana.

O presidente do TRE-SE destacou que "a democracia não existe sem a liberdade de imprensa. As fake news foram um problema nas eleições de 2022 e serão também nas eleições que se avizinham. Se não fosse pela união de esforços entre a Justiça Eleitoral e esses profissionais da comunicação altamente capacitados, a desinformação poderia ter causado estragos ainda maiores”.

O presidente reforçou algumas mudanças no fluxo de trabalho da Assessoria de Comunicação do Tribunal durante sua gestão. "Assim que assumi a presidência, orientei ao Dr. Ricardo Ribeiro que priorize a publicidade e transparência total a respeito dos resultados dos processos julgados nas sessões plenárias. Como as senhoras e os senhores devem ter notado, os julgamentos são divulgados no site e nas redes sociais do TRE-SE. Isso facilita o trabalho da imprensa e assegura que as decisões do colegiado sejam reproduzidas corretamente, erradicando a possibilidade de produção e de compartilhamento de desinformação", concluiu o desembargador presidente.

1/ Galeria de imagens

Às 8h20, o juiz membro do TRE-SE Hélio Mesquita, que também exerce a função de presidente da Comissão Local de Enfrentamento à Desinformação, iniciou a exposição sobre as Inovações na legislação relacionadas às Fake News e o papel da imprensa. O magistrado falou sobre o trabalho com a Escola Judiciária Eleitoral, destacando a criação do Pacto Contra a Desinformação, assinado por outros órgãos públicos e veículos de imprensa. Também elucidou alguns pontos de inovação na legislação eleitoral. Finalizou falando sobre a Resolução 23.732/2024, orientando a imprensa a ter o compromisso de divulgar os fatos com cautela, para não haver contrariedade aos princípios democráticos".

Dando continuidade ao evento, o servidor Carlos André Lucena falou sobre Propaganda eleitoral, focando nos prazos e regras para debates. Iniciou a exposição discutindo os tipos de propaganda política e explicou o que é ou não propaganda antecipada. Além disso, discursou sobre fake news, tratamento de dados sensíveis, inteligência artificial e o elencou dispositivos legais que regulamentam a atuação das emissoras de TV e rádio durante o período eleitoral.

Em seguida, o servidor Veroni Caetano de Oliveira, responsável pela Assessoria Técnica de Contas Eleitorais e Partidárias, fez uma síntese sobre arrecadação e uso de recursos em campanha. Ele explicou como funciona a abertura de contas bancárias com CNPJ e também o financiamento coletivo de campanha. Falou ainda sobre regras relacionadas às cotas de gênero e de raça.

O coordenador de planejamento, estratégia e governança, Marcelo Gerard apresentou um panorama sobre a logística da eleição. O servidor começou a exposição detalhando alguns dados numéricos sobre cadastro eleitoral no Estado (quantidade de novos eleitores, transferências…), seguiu falando sobre os programas de planejamento e execução das eleições elaborados pelo TRE-SE, sobre segurança pública no dia do pleito, quantidade de pessoas trabalhando para a execução das eleições e alguns outros dados.

Finalizando o Café com a Imprensa, o secretário de tecnologia da informação e comunicação, José Carvalho Peixoto, demonstrou os avanços tecnológicos na urna eletrônica. Pontuou: “a cada eleição, a urna eletrônica e os sistemas utilizados pela Justiça Eleitoral sofrem alterações, sempre para melhorar os requisitos de segurança”. Ato contínuo, terminou a fala destacando os eventos de fiscalização e auditoria do processo eleitoral.

Os profissionais de imprensa que desejarem obter a gravação completa das palestras devem entrar em contato com a Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TRE-SE, por meio do e-mail ascom@tre-se.jus.br

Audiodescrição: em plano de fundo três homens estão sentados em uma mesa apresentando um evento em um auditório.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Tribunal Regional Eleitoral de SergipeCENAF, Lote 7, Variante 2 -, Aracaju/SE 49081-000 - Brasil.

Tel:(+55-79) 3209-8600
Fax: (+55-79) 3209-8661

Horário de funcionamento do Protocolo Administrativo das 7h às 13h, (79) 3209-8633.

Endereço, telefone, e-mail e horário de funcionamento dos Cartórios Eleitorais.

Como chegar

Veja o mapa do TRE/SE no Google Maps.

O acesso mais fácil à sede do Tribunal é pela Av. Tancredo Neves.

CNPJ 06.015.356/0001-85

Ícone Protocolo Administrativo

Acesso rápido