Pacto Contra a Desinformação divulga campanha sobre mesárias(os) voluntárias(os)

A peça é parte do cronograma de campanhas do Pacto

A peça é parte do cronograma de campanhas do Pacto

O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) e as instituições aderentes ao Pacto Contra a Desinformação prepararam um vídeo para divulgar a campanha sobre mesárias e mesários voluntários. A peça é parte do cronograma de publicações do Pacto, que deve se estender até o dia das Eleições 2024.

As instituições participantes são: Ministério Público da União, Ministério Público de Sergipe, Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Sergipe, Polícia Federal, Associação dos Magistrados de Sergipe, Procuradoria-Geral do Estado, as Defensorias Públicas de Sergipe e da União, e rede Xodó de rádio.

O vídeo destaca as funções das mesárias e dos mesários, que são peças fundamentais e contribuem significativamente para a defesa da Democracia. Além de preservar a urna eletrônica e garantir o direito ao voto, atuam nas seções eleitorais como presidentes, secretários e primeiros e segundos mesários.

A ação também elenca alguns dos benefícios de ser mesária ou mesário. Quem atua nessa função durante as eleições pode: utilizar os dias trabalhados como horas complementares nos cursos universitários, em faculdades conveniadas; ter vantagem para desempate em concursos públicos, caso essa opção esteja disposta no edital; receber auxílio-alimentação de 60 reais por turno e, a cada dia trabalhado na Justiça Eleitoral, ter dois dias de folga, sem perder o salário ou outras vantagens.

Para ser voluntária ou voluntário, preencha o formulário disponível no site do TRE-SE, na aba “Serviços Eleitorais”, na opção “Voluntárias e voluntários da Justiça Eleitoral”. Você também pode se cadastrar pelo aplicativo e-Título, informando o número do título ou do CPF, nome completo, data de nascimento e os nomes dos pais. Acesse o Canal do Mesário para mais informações.

Fique ligada(o) nas redes sociais do TRE-SE e das entidades participantes do Pacto para conhecer mais das etapas do processo eleitoral. Contribua com a defesa da Democracia, não compartilhe informações falsas!

Clique nos links a seguir para assistir: Instagram, TikTok e YouTube

Conheça outras campanhas do Pacto:

Pacto Contra a Desinformação promove conhecimento sobre urnas eletrônicas - https://www.tre-se.jus.br/comunicacao/noticias/2024/Abril/pacto-contra-a-desinformacao-promove-conhecimento-sobre-urnas-eletronicas

Pacto Contra a Desinformação lança nova campanha de esclarecimento - https://www.tre-se.jus.br/comunicacao/noticias/2024/Maio/pacto-contra-a-desinformacao-lanca-nova-campanha-de-esclarecimento

Audiodescrição: à direita da imagem, um texto. No lado esquerdo um homem cadeirante, atrás dele outro homem e duas mulheres.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Tribunal Regional Eleitoral de SergipeCENAF, Lote 7, Variante 2 -, Aracaju/SE 49081-000 - Brasil.

Tel:(+55-79) 3209-8600
Fax: (+55-79) 3209-8661

Horário de funcionamento do Protocolo Administrativo das 7h às 13h, (79) 3209-8633.

Endereço, telefone, e-mail e horário de funcionamento dos Cartórios Eleitorais.

Como chegar

Veja o mapa do TRE/SE no Google Maps.

O acesso mais fácil à sede do Tribunal é pela Av. Tancredo Neves.

CNPJ 06.015.356/0001-85

Ícone Protocolo Administrativo

Acesso rápido