1ª palestra da Semana de Enfrentamento ao Assédio e à Discriminação

A palestrante, Dra. Daniele Boulhosa, abordou os impactos do assédio no ambiente de trabalho para a saúde mental

A palestrante, Dra. Daniele Boulhosa, abordou os impactos do assédio no ambiente de trabalho par...

Na manhã de hoje, 24, aconteceu a primeira palestra referente à  Semana de Enfrentamento ao Assédio e à Discriminação: evento promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE). A palestra, que ocorreu de forma remota pela plataforma Zoom, foi ministrada pela médica psiquiatra do TRE-PA Dra. Daniele Boulhosa. A palestrante discorreu acerca do tema “A saúde mental em risco: impactos do assédio no ambiente de trabalho”.

O evento é organizado pela Comissão de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio e à Discriminação (CPEADdo TRE-SE, cuja presidente é a corregedora regional eleitoral, Dra.Ana Lúcia Freire de Almeida dos Anjos, e faz parte da adesão do Tribunal à Campanha #JudiciarioSemAssedio, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O objetivo de dedicar uma semana ao assunto é informar e estabelecer limites para que o ambiente de trabalho seja saudável e seguro.

Durante a palestra, Boulhosa abordou a importância de estar bem em todas as esferas da vida (por exemplo, na social ena  pessoal), uma vez que impactam diretamente no ambiente de trabalho. Ela também explicou que, nos casos em que o assédio for identificado, a instituição deve garantir a confidencialidade no processo de denúncia, oferecer suporte emocional e prático e, se for o caso, tomar medidas disciplinares contra o agressor.

Após a palestrante expor a temática, as servidoras e os servidores debateram com a ministrante no sentido de solucionar dúvidas. Alguns questionamentos: “como melhorar o ambiente de trabalho para que assédio e discriminação não tenham espaço?” e “como tornar o ambiente de trabalho menos hostil, mais protegido de assédio e de discriminação?”

O servidor Adail Vilela, coordenador da Autoria Interna (COAUD), manifestando-se pelo chat da plataforma, afirmou que a pauta de uma das discussões surgidas na equipe integrada por ele é justamente identificar o assédio não apenas vindo de um superior, mas da(o) subordinada(o) ou da(o) colega. Então pediu que a ministrante explorasse essas situações.

Em resposta, Boulhosa comentou acerca do assédio moral e explicou os subtipos, como o descendente (do gestor para os subordinados), o ascendente (dos subordinados para o gestor) e o colateral (de colega para colega). “Definir o assédio deve ser algo contínuo e repetitivo. Isso tem que estar bem claro para que todos possam entendere identificar os casos. Trata-se de um processo importante a fim de que o ambiente de trabalho seja saudável e satisfatório”, afirmou Daniele.

Audiodescrição: na fotografia, um homem está de frente para dois computadores.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Tribunal Regional Eleitoral de SergipeCENAF, Lote 7, Variante 2 -, Aracaju/SE 49081-000 - Brasil.

Tel:(+55-79) 3209-8600
Fax: (+55-79) 3209-8661

Horário de funcionamento do Protocolo Administrativo das 7h às 13h, (79) 3209-8633.

Endereço, telefone, e-mail e horário de funcionamento dos Cartórios Eleitorais.

Como chegar

Veja o mapa do TRE/SE no Google Maps.

O acesso mais fácil à sede do Tribunal é pela Av. Tancredo Neves.

CNPJ 06.015.356/0001-85

Ícone Protocolo Administrativo

Acesso rápido