18 de agosto: Dia do Estagiário

Atualmente, o TRE-SE conta com 80 estudantes

Atualmente, o TRE-SE conta com 80 estudantes
O processo de estágio é uma etapa crucial no desenvolvimento profissional e acadêmico dos estudantes

Hoje, dia 18 de agosto, comemora-se o Dia Nacional do Estagiário. A data remonta a 1982, quando a Lei dos Estagiários (Lei 6.494) foi regulamentada. Embora essa norma tenha sido revogada, pois atualmente vigora a Lei n. 11.788/2008, a norma publicada em 18 de agosto de 1982 foi um marco significativo para o aperfeiçoamento da experiência dos estagiários no Brasil.

O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) reconhece o valor desses jovens talentosos, que desempenham um papel vital na construção de um ambiente eleitoral cada vez mais sólido e responsivo às demandas da sociedade. Atualmente, o TRE-SE conta com 25 estagiárias(os) de nível médio e 55 estudantes universitários.

A presidente do TRE-SE, desembargadora Elvira Maria de Almeida Silva, parabeniza todas(os) as(os) estagiárias(os), em especial os 80 jovens atuando nas diversas unidades da Justiça Eleitoral de Sergipe. “A valiosa contribuição dos nossos estudantes tem impacto direto no bom funcionamento do TRE-SE, enriquecendo o ambiente corporativo com novas ideias, com energia renovada e vigoroso dinamismo para colaborar com o fortalecimento da democracia”, pontuou a presidente do Tribunal.

O processo de estágio é uma etapa crucial no desenvolvimento profissional e acadêmico dos estudantes, pois possibilita que os estudantes apliquem as teorias aprendidas em sala de aula aos contextos práticos, adquirindo experiências que não podem ser aprendidas apenas por meio dos livros.

A estagiária Thamires Conceição Bispo dos Santos, estudante de jornalismo que atua na Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do Tribunal (ASCOM)afirma que a experiência do estágio é uma ponte entre teoria e prática, ampliando seus conhecimentos para melhor se preparar para futuros desafios profissionais. “Trabalhar em um ambiente que oferece orientação constante é maravilhoso. O Tribunal oferece a estrutura necessária para desempenharmos nosso papel da melhor maneira possível. É uma responsabilidade significativa e uma rica fonte de aprendizado”, disse Thamires.

Para Luna Beatriz Mendonça Castro, estagiária de direito no Tribunal há mais de um ano, o estágio no TRE-SE é uma grande oportunidade para aprender com profissionais experientes e compreender a rotina de uma possível carreira futura. “Ter acesso ao ambiente de trabalho de uma das possíveis profissões a serem exercidas no mercado de trabalho complementa meus estudos e traz esclarecimentos para o meu processo de formação acadêmica que eu levarei para toda a vida”, disse Luna.

Yolanda Patrícia dos Santos, graduanda em Ciências Contábeis e estagiária do setor de Seção de Execução Financeira (SEFIN), compartilha sua perspectiva, enfatizando que o estágio no TRE-SE fornece uma visão valiosa da rotina financeira, uma vertente importante de sua futura profissão. Além disso, ela ressalta o aprendizado relacionado às relações interpessoais. “O estágio permite que eu desenvolva habilidades de comunicação, trabalho em equipe, além de ampliar a percepção sobre a responsabilidade contida no exercício de uma função pública”, frisou.

Investindo no futuro: Projeto "Jovem Cidadão"

O projeto de estágio do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) recebe o nome carinhoso de "Jovem Cidadão”. O projeto tem como público-alvo especificamente jovens de escolas públicas, provenientes de famílias de baixa renda e com menos oportunidades.

O leque de áreas abrangidas pelo projeto é amplo, incluindo administração, contabilidade, direito, engenharia, informática, estatística, jornalismo, sistemas e biblioteconomia. A estudante do 3º ano do Ensino Médio, Anne Souza, conta que o projeto impactou de maneira enriquecedora a sua visão profissional.

A interação com colegas e supervisoras(es), a necessidade de gerenciar tarefas e projetos, e a responsabilidade de cumprir prazos contribuem para o amadurecimento de cada jovem. O estágio é um passo importante no processo de formação de um indivíduo, preparando-o para os desafios e oportunidades que o aguardam na carreira escolhida.

Os contratos de estágio são gerenciados pela Coordenadoria de Desenvolvimento Humano, titularizada pela servidora Rosa Angélica Almeida Ribera e contam com a coordenação executiva da servidora Oona Karina Mendes da Silva, da Seção de Gestão de Desempenho.

Em homenagem a todas e a todos os estagiários,  no ano de 2018, opoeta e servidor do TRE-SE,  João Ferreira da Silva, da Assessoria de Imprensa e Comunicação Social (ASCOM), produziu o seguinte poema:

Estagiário

Segue a luz do conhecimento,
primeiros passos na prática
encontrando a sistemática,
em cada ação, um incremento.

Passarinho ainda indeciso,
ensaios para a liberdade,
em tempos de velocidade,
aprimorando o juízo.

Fortemente labutar
pra se chegar ao sucesso,
tudo é parte de um processo,
alguém vai-se habilitar.

Em cada um, um corolário
e incríveis descobertas.
Atitude... sempre alerta,
sem medo do adversário.

Um aprendiz dedicado,
uma bem-vinda vontade,
juventude e voracidade,
vencer em todo mercado.

Curto espaço temporário,
valiosa contribuição.
Sua boa produção:
suprassumo em relicário.

Um trabalho positivo;
os seres gratificados;
os atores, aprovados:
excelente indicativo
prum fugaz funcionário.

Rimar com dicionário,
enaltecer essa passagem,
merece toda homenagem
o competente estagiário.

João Lover
08/08/2018

Audiodescrição: sobre um fundo azul, há uma fotografia de uma mulher segurando uma caneta e alguns papéis. Ao seu lado direito, a frase "Dia do Estagiário - 18 de Agosto" está escrita na cor branca.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Tribunal Regional Eleitoral de SergipeCENAF, Lote 7, Variante 2 -, Aracaju/SE 49081-000 - Brasil.

Tel:(+55-79) 3209-8600
Fax: (+55-79) 3209-8661

Horário de funcionamento do Protocolo Administrativo das 7h às 13h, (79) 3209-8633.

Endereço, telefone, e-mail e horário de funcionamento dos Cartórios Eleitorais.

Como chegar

Veja o mapa do TRE/SE no Google Maps.

O acesso mais fácil à sede do Tribunal é pela Av. Tancredo Neves.

CNPJ 06.015.356/0001-85

Ícone Protocolo Administrativo

Acesso rápido