Ações de combate à desinformação

A FRENTE de Enfrentamento à Desinformação Eleitoral realizou três ações nos meses de junho e julho

A FRENTE de Enfrentamento à Desinformação Eleitoral realizou três ações nos meses de junho e julho
Ações de combate à desinformação

A FRENTE de Enfrentamento à Desinformação Eleitoral tem como objetivo combater a desinformação acerca do processo eleitoral. Ela conta com o comprometimento e o engajamento de agentes públicos e de colaboradores para fortalecer a credibilidade da Justiça Eleitoral. Nesse sentido, nos meses de junho e julho de 2022, a FRENTE realizou três ações: o Assistente Virtual do TSE no WhatsApp, o Sistema de Alerta de Desinformação Contra as Eleições e o Portal da Frente de Enfrentamento à Desinformação Eleitoral.

O Assistente Virtual do TSE no WhatsApp é uma ferramenta gratuita de consulta pública que reúne informações acerca das eleições. Ela dá dicas sobre como identificar notícias falsas envolvendo o processo eleitoral, além de disponibilizar datas do calendário eleitoral, orientações de como tirar ou regularizar o título de eleitor, como verificar o local de votação, entre outros. Utilize clicando no link a seguir: Assistente Virtual ou adicione o número de telefone (61) 9637-1078 à sua lista de contatos do celular.

O Sistema de Alerta contra a Desinformação em Relação ao Processo Eleitoral é um canal que possibilita o envio de denúncias sobre violações de termos de uso de plataformas digitais, especificamente, relacionadas à desinformação ou ao disparo em massa: ações que afetam o processo eleitoral. Exemplo: informações equivocadas sobre a participação nas Eleições 2022 – como distorções de dados relativos a horários, locais de votação e documentos exigidos –, uso de contas falsas prejudicando a imagem da Justiça Eleitoral para compartilhamento de fake news e ameaças, discurso de ódio e incitação à violência afetando a integridade eleitoral.

E o Portal da Frente de Enfrentamento à Desinformação Eleitoral, que reúne informações como Formulário de Adesão à FRENTE; História, características e metas; Coordenação, representantes e pontos focais no Brasil; Ações e mapeamento de Atividades, e a Disponibilização de redes sociais, como WhatsApp e Telegram.

Além disso, a FRENTE colaborou com o artigo “Impactos da desinformação no Brasil em tempos de Covid-19 e eleições”. O artigo, de autoria do jornalista Cássio Santana, foi publicado em 8/6/2022, na seção Direito à Comunicação, do jornal Le Monde Diplomatique Brasil.

Audiodescrição: a imagem é uma ilustração com fundo rosa salmão. Nela, há duas pessoas (em forma de desenho): o homem, do lado direito da figura, segura uma maleta com a mão direita e um megafone com a esquerda; e a mulher, do lado esquerdo, segura uma maleta com a mão esquerda e um megafone com a direita. Os megafones estão apontando o símbolo de bloqueio, que contém um jornal com a inscrição Fake News representando o título.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Tribunal Regional Eleitoral de SergipeCENAF, Lote 7, Variante 2 -, Aracaju/SE 49081-000 - Brasil.

Tel:(+55-79) 3209-8600
Fax: (+55-79) 3209-8661

Horário de funcionamento do Protocolo Administrativo das 7h às 13h, (79) 3209-8633.

Endereço, telefone, e-mail e horário de funcionamento dos Cartórios Eleitorais.

Como chegar

Veja o mapa do TRE/SE no Google Maps.

O acesso mais fácil à sede do Tribunal é pela Av. Tancredo Neves.

CNPJ 06.015.356/0001-85

Ícone Protocolo Administrativo

Acesso rápido