Projeto Eleitor do Futuro


O Tribunal Regional Eleitoral vem trabalhando no desenvolvimento do Projeto Eleitor do Futuro, com o objetivo de despertar o exercício da cidadania que vai além do ato de votar, esclarecer dúvidas de um modo geral no que diz respeito ao processo eleitoral e as funções, que serão exercidas pelos candidatos caso sejam eleitos.

Acreditamos que através da educação será possível conscientizar nossos futuros eleitores da importância do seu voto. Isso porque a participação político-eleitoral, num sentido mais amplo, vai além do ato de votar. É necessário que o cidadão assuma responsabilidades e práticas que ampliem a sua consciência política. Nesse caso, o acesso a informações adequadas sobre política e eleições constitui-se em um dos elementos fundamentais para que haja compreensão e envolvimento no processo eleitoral como um todo.

Foi com essa preocupação que o então Ministro do Superior Tribunal de Justiça, Sálvio de Figueiredo Teixeira, quando Corregedor do Tribunal Superior Eleitoral – TSE, idealizou o Projeto Eleitor do Futuro, que foi apresentado ao Colégio de Corregedores dos Tribunais Regionais Eleitorais do Brasil em 2002, sendo aprovado e implementado por alguns Estados da Federação.

Em Sergipe, tal projeto foi implantado pelo Tribunal Regional Eleitoral, estando, atualmente, vinculado à Escola Judiciária Eleitoral de Sergipe.

Gestor Responsável: Escola Judiciária Eleitoral +