Juízes, promotores, servidores e jornalistas participarão da Oficina de Checagem Lupa

No dia 14/5/2020, magistrados, membros do MP, servidores, jornalistas e advogados estarão reunidos, em ambiente virtual, para debater os desafios do combate à desinformação durante o período eleitoral.

TRE-SE oficina checagem LUPA
Oficina de checagem

O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), por intermédio da Escola Judiciária Eleitoral e da Comissão de Enfrentamento à Desinformação, une-se à agência de checagem de informações Lupa, ao Instituto Tecnologia e Equidade (IT&E) e ao Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), para a realização do evento DEMOCRACIA DIGITAL - ELEIÇÕES 2020, que ocorrerá em dois turnos.

No dia 14/5/2020, magistrados, membros do Ministério Público, servidores, jornalistas e advogados estarão reunidos, em ambiente virtual, para debater sobre os desafios do combate à desinformação e participar da oficina de checagem (fact-checking), promovida pela agência LUPA. O programa “Democracia Digital - Eleições 2020” conta com o apoio do Instituto Betty e Jacob Lafer e do WhatsApp, contempladas as Oficinas de Checagem Lupa.

Talk Show.

No período matutino, das 9h30 às 11h30, acontecerá um talk show com o tema "Como o combate à epidemia da desinformação sobre o novo coronavírus pode nos ensinar a atuar nas Eleições?".

Os palestrante do Talk Show serão: Gilberto Scofield JR. diretor de estratégias e negócios da agência Lupa; Natalia Leal, diretora de conteúdo da agência Lupa; Douglas Silveira, diretor de marketing e educação da agência Lupa; Thiago Rondon, diretor executivo do AppCívico; Ariel kogan, codiretor do IT&E; Márcio Vasconcelos Pinto, codiretor do IT&E; Luciano Caparroz Pereira Santos, cofundador e diretor do MCCE; Petria Chaves, âncora da rádio CBN e apresentadora do programa Revista CBN.

Oficina de Checagem (fact-checking)

No turno vespertino, das 14h às 16h, ocorrerá a Oficina de Checagem Lupa, para um público mais reduzido, com foco naqueles que enfrentarão diretamente os efeitos provocados pela desinformação durante o período eleitoral. 

O público-alvo, a ser capacitado por meio da oficina de checagem, será composto por magistrados, promotores e servidores da Justiça Eleitoral que atuarão na “linha de frente” das eleições 2020. Em adição, jornalistas dos principais veículos de comunicação de Sergipe também receberão treinamento em checagem de informações.

O juiz membro do TRE-SE Leonardo Souza Santana Almeida, responsável pela coordenação do evento, ratifica a importância do debate sobre a temática. “Os juízes, promotores e servidores que trabalharão nas eleições deste ano, bem como os jornalistas (dentro de seus respectivos campos de atuação) são os responsáveis por zelar pela confiabilidade e qualidade das informações disponíveis ao eleitor”, pontuou o magistrado Leonardo Almeida, que também é diretor da Escola Judiciária Eleitoral e presidente da Comissão de Enfrentamento à Desinformação do TRE-SE.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Tribunal Regional Eleitoral de SergipeCENAF, Lote 7, Variante 2 -, Aracaju/SE 49081-000 - Brasil.

Tel:(+55-79) 3209-8600
Fax: (+55-79) 3209-8661

Horário de funcionamento do Protocolo Administrativo das 7h às 13h, (79) 3209-8633.

Endereço, telefone, e-mail e horário de funcionamento dos Cartórios Eleitorais.

Como chegar

Veja o mapa do TRE/SE no Google Maps.

O acesso mais fácil à sede do Tribunal é pela Av. Tancredo Neves.

CNPJ 06.015.356/0001-85

Ícone Protocolo Administrativo

Acesso rápido