Campanha Janeiro Branco
O objetivo é conscientizar a população sobre saúde mental: a escolha do mês é estratégica
A campanha Janeiro Branco objetiva a conscientização sobre a saúde mental e o combate ao adoecimento emocional das pessoas. Psicólogos dizem que a escolha do mês é estratégica, pois no início do ano pode ocorrer ansiedade pelo desejo de cumprir as metas dos 12 meses seguintes.
Em média, no Brasil, são 18 milhões de pessoas(aproximadamente 9% da população) sofrendo com algum transtorno de ansiedade. A campanha foi criada em 2014 e chama a atenção para a promoção de conhecimento e compreensão sobre temas como depressão, ansiedade e fobias. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma a cada quatro pessoas vai sofrer com algum transtorno mental durante a vida.
Embora a campanha seja idealizada por psicólogos e outros profissionais da área, a ideia é que, aos poucos, uma cultura da saúde mental seja fortalecida e disseminada na sociedade brasileira, com desmistificação de crenças populares sobre o assunto.
De acordo com a psicóloga Gabriela Bandeira, o que leva cada pessoa a buscar ajuda de um profissional é particular, já que cada indivíduo vive e interpreta experiências de modo específico. “Muitas vezes somos consumidos por estresse, tristeza, dificuldade nas relações, desânimo e a terapia pode ajudar a descobrir como lidar com tais dificuldades. Aprendemos a superar nossas dificuldades, e principalmente, a identificar e aprender a lidar com nossas emoções.”