Manual do mesário e guia rápido já estão disponíveis para consulta

Ainda dá tempo de se cadastrar para trabalhar como mesário voluntário

Mesario Voluntário 2020
Seja mesário voluntário

O Manual do Mesário e o Guia Rápido, que serão utilizados pelos mais de dois milhões de mesários nas Eleições Municipais deste ano, já estão disponíveis para consulta no site do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe, na página das eleições 2020.

O Guia rápido do mesário contém informações básicas e essenciais para o bom funcionamento da seção. Nele são apresentados os materiais da seção (urna, cabina de votação, cadernos de votação, lista de candidatos, etc.) para que o mesário possa fazer a conferência antes de iniciar a votação. Em adição, o guia rápido conta com orientações para organização da fila, de acordo com as prioridades estabelecidas em lei, com o devido distanciamento social. Por fim, conta com o passo a passo do fluxo de votação. 

Por sua vez, o Manual do Mesário é um documento mais detalhado, possibilitando que o mesário faça atenta leitura, de modo a complementar o treinamento oferecido pela Justiça Eleitoral. Está dividido nos seguintes tópicos: orientações preliminares, preparação da seção eleitoral, suspensão de voto, justificativa eleitoral, encerramento da votação e situações especiais.

As Orientações Preliminares apresentam explicações sobre a auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas, transferência temporária de eleitor, preferência para votar, documentos para identificação do eleitor, fiscalização e propaganda, entre outros assuntos.

Ao tratar da Preparação da Seção Eleitoral, o Manual apresenta uma sugestão de organização da seção de votação, bem como detalha os procedimentos de instalação da mesa receptora de votos, de emissão da Zerésima e do fluxo de votação. 

Justiça Eleitoral relembra que os mesários convocados pelo WhatsApp, caso queiram, podem confirmar a autenticidade dos telefones utilizados na página inicial do site do TRE-SE.

Por fim, para os interessados, ainda dá tempo de se cadastrar para trabalhar como mesário voluntário. Basta preencher o formulário eletrônico constante no link a seguir. http://www.tre-se.jus.br/eleitor/voluntarios-da-justica-eleitoral/formulario-voluntario-da-justica-eleitoral

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Tribunal Regional Eleitoral de SergipeCENAF, Lote 7, Variante 2 -, Aracaju/SE 49081-000 - Brasil.

Tel:(+55-79) 3209-8600
Fax: (+55-79) 3209-8661

Horário de funcionamento do Protocolo Administrativo das 7h às 13h, (79) 3209-8633.

Endereço, telefone, e-mail e horário de funcionamento dos Cartórios Eleitorais.

Como chegar

Veja o mapa do TRE/SE no Google Maps.

O acesso mais fácil à sede do Tribunal é pela Av. Tancredo Neves.

CNPJ 06.015.356/0001-85

Icone Protocolo Administrativo

Acesso rápido