Palestra “Autoconhecer para melhor servir” foi realizada no TRE-SE

O psicanalista ensinou que na vida real não há vítimas nem vilões, o que há são professores e alunos

Palestra “Autoconhecer para melhor servir” foi realizada no TRE-SE

Em comemoração ao Dia do Servidor Público, na manhã desta sexta-feira, 18, o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), por intermédio da Coordenadoria de Assistência à Saúde e Benefícios, promoveu a palestra intitulada “Autoconhecer para melhor servir”, ministrada por Thyago Avelino Santana dos Santos, do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe. O palestrante foi uma indicação da Desa. Ana Lúcia Freire dos Anjos.

Thyago Avelino disseminou reflexões sobre autoconhecimento. Iniciou sua fala ponderando que as entidades públicas estão atentas à qualidade de vida do corpo funcional, pois um ambiente laboral saudável é sinônimo de aumento de produtividade. O palestrante ressaltou os avanços que o Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (TJSE) vem implementando, desde 2017, nesse sentido.

O facilitador afirmou que sempre podemos ressignificar interpretações e atitudes e que devemos construir pontes, não muralhas. “O momento e as tecnologias estão complicando as relações afetivas”, afirmou. Por exemplo, as pessoas estão mandando mais mensagens e abandonando a ligação telefônica, deixam de ouvir a voz...

Outro ponto abordado foi a depressão: uma pessoa depressiva pode contagiar outras, isso começa nas relações do lar. Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão será a doença mais impactante até 2020, em segundo lugar, ficará o transtorno de ansiedade.

O psicanalista ensinou que na vida real não há vítimas nem vilões, o que há são professores e alunos. Enfatizou que temos de evitar a vitimização. Finalizou com Aristóteles: “Você se torna aquilo que pensa. Pense bem.” O autoconhecimento pede estrutura emocional e demanda disposição para olhar os próprios defeitos.

No encerramento, o presidente do TRE-SE, Des. José dos Anjos, afirmou que foi um momento de ensinamento e que TJSE, notadamente em relação às ações de saúde integrada, alinha-se em grande medida ao TRE-SE. “Estamo-nos reciclando a cada instante. Hoje tivemos uma experiência extraordinária. O Dr. Thyago Avelino tem comprovado no Brasil inteiro a sua qualidade e capacidade para contribuir para a integração do ser humano, especialmente nas relações de trabalho. O TRE-SE agradece ao senhor pela valorosa colaboração”. Por fim, o presidente entregou o certificado ao conferencista.

Currículo do palestrante

Servidor público do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe, secretário do Comitê Gestor Local de Atenção Integral à Saúde do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe, mediador judicial credenciado pelo Conselho Nacional de Justiça, psicanalista. deoutor em Ciências Jurídicas e Sociais, doutor e mestre em Neuropsicanálise, formação em Círculo de Paz e Justiça Restaurativa, formação em Coaching Sistêmico e Constelação Estrutural, formação em Terapia de Casal, escritor de doze livros publicados nacionalmente no âmbito do autoconhecimento integral e palestrante.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Tribunal Regional Eleitoral de SergipeCENAF, Lote 7, Variante 2 -, Aracaju/SE 49081-000 - Brasil.

Tel:(+55-79) 3209-8600
Fax: (+55-79) 3209-8661

Horário de funcionamento do Protocolo Administrativo das 7h às 13h, (79) 3209-8633.

Endereço, telefone, e-mail e horário de funcionamento dos Cartórios Eleitorais.

Como chegar

Veja o mapa do TRE/SE no Google Maps.

O acesso mais fácil à sede do Tribunal é pela Av. Tancredo Neves.

CNPJ 06.015.356/0001-85

Ícone Protocolo Administrativo

Acesso rápido