ELEIÇÕES DOS CONSELHOS TUTELARES FOI UM SUCESSO

Realizaram-se ontem em todos os municípios sergipanos as eleições para escolha dos candidatos

Realizaram-se ontem em todos os municípios sergipanos as eleições para escolha dos candidatos

O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), atendendo a solicitação da Procuradoria-Geral de Justiça do Estado de Sergipe, contribuiu para a realização das Eleições Unificadas dos 81 Distritos dos Conselhos Tutelares através do fornecimento de Cadernos de Votação e Urnas Eletrônicas. A eleição ocorreu no domingo, 06 de outubro de 2019.

De acordo com a lei nº 12.696, de 25 de julho de 2012, o processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar acontece em data unificada em todo o território nacional a cada 4 (quatro) anos, no primeiro domingo do mês de outubro do ano subsequente ao da eleição presidencial. Para a organização dos trabalhos e a definição das atribuições e do calendário das etapas da Eleição o TRE-SE expediu a Resolução 11/2019.

As atividades de organização das informações, treinamentos e preparação das urnas eletrônicas ocorreram nas etapas seguintes:

1ª Etapa: Definição dos Locais de Votação;

2ª Etapa: Definição do quantitativo de Seções Eleitorais;

3ª Etapa: Registro de Candidaturas;

4ª Etapa: Ratificação junto aos Cartórios Eleitorais das informações relacionadas a composição dos Locais de Votação e candidatos inscritos por Município/Distrito;

5ª Etapa: Importação de informações do cadastro de eleitores para a preparação dos cadernos de votação e sistema eletrônico de votação;

6ª Etapa: Distribuição de eleitores por ordem alfabética nas seções eleitorais instaladas em cada local de votação;

7ª Etapa: Preparação de urnas eletrônicas para os treinamentos de mesários e suporte;

8ª Etapa: Transporte de urnas eletrônicas para treinamento de mesários;

9ª Etapa: Realização de treinamentos de Mesários e Pessoal indicados para os procedimentos de substituição de urnas eletrônicas;

10ª Etapa: Preparação de urnas eletrônicas para as eleições;

11ª Etapa: Transporte de urnas eletrônicas para as eleições;

12ª Etapa: Prestação de informações e suporte técnico no dia da eleição;

13ª Etapa: Recolhimento das urnas eletrônicas de todas as Zonas Eleitorais.

 

Conforme demonstrado na tabela abaixo, foram utilizadas 1.227 urnas eletrônicas nas eleições e o eleitorado apto a votar foi de 1.561.732.

Abrangência

Quantidade de Urnas Eletrônicas

Totais

Utilizadas nos Treinamento

Disponibilizadas para a Eleição

Seções

Reservas

Capital

80

118

50

248

Interior

260

689

370

1.319

Totais

340

807

420

1.567

No dia do pleito foram substituídas somente duas urnas eletrônicas e com exceção dos municípios de Frei Paulo e Estância e de um Distrito de Aracaju, em todos os demais foi utilizada a urna eletrônica.

Há que se destacar, por justo, o trabalho da equipe da STI, especialmente dos servidores Mônica, Marcondes e Cláudio, lotados no Depósito de Urnas, que se dedicaram diuturnamente ao projeto, os quais, capitaneados pelo incansável Secretário Peixoto (este, aliás, geriu com maestria todo o processo correlato), comprovaram que, de fato, "a união faz a força".

Últimas notícias postadas

Recentes