Novembro Azul: mês de combate ao câncer de próstata

A única forma de garantir a cura do câncer é com o diagnóstico precoce

A única forma de garantir a cura do câncer é com o diagnóstico precoce

A fim de incentivar a participação da população na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata, foi criado o movimento mundial intituladoNovembro Azul, que ocorre durante todo o mês de novembro. O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros, atrás do câncer de pele do tipo não melanoma. E as maiores vítimas são homens acima dos 50 anos, com hereditariedade em primeiro grau.

A próstata é uma glândula masculina, fica logo abaixo da bexiga e à frente do reto. Sua principal função, junto as vesículas seminais, é produzir o esperma. Durante o funcionamento dela, algumas células podem se desenvolver e se multiplicar anormalmente, provocando o surgimento de tumor.

Geralmente, a doença é silenciosa e pode não apresentar sintomas no início. Em alguns casos, os sinais são parecidos com os do crescimento glandular, como a dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite. Já na fase avançada, o paciente pode apresentar infecção generalizada ou insuficiência renal.

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Os homens com idade superior ao 50 anos devem consultar-se com um urologista e conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico a avaliação de alterações da glândula, e pode-se fazer o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).

Fontes: Biblioteca Virtual em Saúde e Fundação do Câncer

 

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Tribunal Regional Eleitoral de SergipeCENAF, Lote 7, Variante 2 -, Aracaju/SE 49081-000 - Brasil.

Tel:(+55-79) 3209-8600
Fax: (+55-79) 3209-8661

Horário de funcionamento do Protocolo Administrativo das 7h às 13h, (79) 3209-8633.

Endereço, telefone, e-mail e horário de funcionamento dos Cartórios Eleitorais.

Como chegar

Veja o mapa do TRE/SE no Google Maps.

O acesso mais fácil à sede do Tribunal é pela Av. Tancredo Neves.

CNPJ 06.015.356/0001-85

Icone Protocolo Administrativo

Acesso rápido