77º Encontro do Colégio de Presidentes dos TREs

O eixo temático do encontro é a “Inovação como motor propulsor de eficiência e sustentabilidade na Justiça Eleitoral”

O eixo temático do encontro é a “Inovação como motor propulsor de eficiência e sustentabilidade na Justiça Eleitoral”.

Entre os dias 7 e 8 de novembro de 2019, a cidade de Natal-RN sedia o 77º Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais – Coptrel. O eixo temático do encontro é a “Inovação como motor propulsor de eficiência e sustentabilidade na Justiça Eleitoral”.

Entre os assuntos discutidos, estão as Eleições Municipais de 2020, as boas práticas dos Regionais e os incrementos de tecnologias na Justiça Eleitoral. Além da reunião entre os presidentes, estão programados também encontros entre os diretores-gerais e entre os assessores de comunicação de cada TRE.

A conferência inaugural do encontro, na noite de hoje, 07, será realizada pelo ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Tarcisio Vieira de Carvalho Neto, com o tema “Os desafios da legislação eleitoral”. Na sexta-feira, 08, a roda de debates contará com a participação dos ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Ribeiro Dantas e Gurgel de Faria, que discutirão, respectivamente, os temas “Desafios da efetividade da jurisdição” e “Jurisdição e inteligência artificial”. Ao final do segundo dia, será feita a leitura da “Carta de Natal”, documento que conterá as diretrizes definidas durante o 77º Coptrel e que será encaminhado ao TSE.

Do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), participam do evento o presidente, Des. José dos Anjos,o diretor-geral, Rubens Lisboa, e o assessor de imprensa e comunicação social, Ricardo Ribeiro.

Sobre o Coptrel

O Coptrel foi criado em 16 de setembro de 1995, em Florianópolis. É uma sociedade civil sem fins lucrativos, de âmbito nacional, integrada pelos desembargadores que estiverem na presidência dos TREs. Opresidente de honra do Colégio é o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), atualmente é a ministra Rosa Weber. Nas reuniões do Coptrel, os presidentes dos Tribunais Regionais Eleitoraisdiscutem questões de interesse geral. O objetivo é aperfeiçoar a prestação de serviço e desenvolver ferramentas que auxiliem no processo eleitoral. Sempre, ao final, são divulgadas a ata do encontro e uma carta a qual concentra proposições para incrementar a atuação dos tribunais.

Últimas notícias postadas

Recentes