Membros e servidores do TRE-SE participam de Seminário Internacional

O evento, com a temática Fake news e eleições, foi realizado pelo TSE com apoio da União Europeia, reunindo autoridades brasileiras e estrangeiras na sede da Corte Eleitoral

Membros e servidores do TRE-SE participam de Seminário Internacional

A juíza SandraRegina Câmara Conceição, o juiz  Marcos Antonio Garapa de Carvalho, a assessora de juízes membros Alessandra Santos Cerqueira e o chefe do gabinete da corregedoria, Wanderley Gonçalves, doTribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), participaram do Seminário Internacional Fake News e Eleições. O evento, realizado pelo TSE com apoio da União Europeia, reuniu autoridades brasileiras e estrangeiras na sede da Corte Eleitoral, em Brasília, para debater nos dias 16 e 17 de maio, o fenômeno da proliferação de notícias falsas relacionadas a processos eleitorais.

Para aministra Rosa Weber, que iniciou o evento, a eficácia em neutralizar conteúdo falso descontextualizado ou calunioso nas Eleições Municipais de 2020para que não se propague depende da qualidade das discussões, que servirão de preparo em relação às medidas a serem tomadas a partir de agora. “Temos que abrir espaços para o debate interdisciplinar, no sentido de conhecer os diferentes enfoques e as diferentes leituras sobre o tema”, ressaltou a magistrada.

A juíza Sandra Regina relatou que o seminário surpreendeu a todos pelo alto nível dos palestrantes e pela forma de abordagem dos conteúdos. Discutiu-se o que está-se fazendo para combater as fake news no atual cenário (essas propagandas falsasque ocorrem e se propagam de maneira rápida e em diversos veículos de comunicação). “Foi muito esclarecedor, fortalecendo o entendimento de que precisamos ter cautela em disseminar informações. Sempre é necessário checar os fatos antes de compartilhar, pois essa instantaneidade atual disseminando notícia falsa é um problema”, ressaltou.

O evento foi encerrado com a fala do delegado da Polícia Federal e assessor especial da Presidência do TSE, Rogério Galloro. “O equacionamento do fenômeno conhecido como fake news é bastante complexo em todos os ramos da sociedade, tanto no Brasil quanto no exterior. O seminário busca formas de impedir e/ou de minimizar a divulgação de notícias falsas nas Eleições Municipais de 2020”, resumiu.

Galloro também explicou que o encontro foi uma oportunidade de compartilhar experiências adquiridas do último pleito geral e de compilar dados, compartilhar vivências, acolher sugestões e enriquecer o conhecimento geral, o que ajuda na aplicação  de medidas.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Tribunal Regional Eleitoral de SergipeCENAF, Lote 7, Variante 2 -, Aracaju/SE 49081-000 - Brasil.

Tel:(+55-79) 3209-8600
Fax: (+55-79) 3209-8661

Horário de funcionamento do Protocolo Administrativo das 7h às 13h, (79) 3209-8633.

Endereço, telefone, e-mail e horário de funcionamento dos Cartórios Eleitorais.

Como chegar

Veja o mapa do TRE/SE no Google Maps.

O acesso mais fácil à sede do Tribunal é pela Av. Tancredo Neves.

CNPJ 06.015.356/0001-85

Ícone Protocolo Administrativo

Acesso rápido