Saúde: Junho Laranja

Cuidados com a anemia e a leucemia

TRE-SE Saúde: Junho Laranja

Durante o mês de junho, acontece a campanha Junho Laranja, que visa à conscientização sobre a anemia e a leucemia. Ambas as doenças afetam as células do sangue. Elas apresentam características distintas. A anemia é caracterizada pela redução da hemoglobina: substância contida nas hemácias (glóbulos vermelhos), cuja função precípua é o transporte de oxigênio (que vai por meio do sangue) às diversas partes do corpo. As anemias podem ser hereditárias ou adquiridas. Entre as hereditárias, podem-se citar a anemia falciforme e as talassemias. As anemias adquiridas podem ocorrer pelas seguintes causas: deficiência de ferro (anemia ferropriva), deficiência de vitamina B12, leucemias, doenças reumatológicas, renais e infecciosas. O portador anemia moderada a grave pode apresentar cansaço, palidez, tontura, falta de ar, taquicardia, dor no peito e outros sintomas. O diagnóstico pode ser feito com um simples hemograma de rotina.

A leucemia é a doença maligna dos leucócitos (glóbulos brancos): células que atuam na defesa do organismo contra infecções e contra células cancerígenas. A característica principal é o acúmulo de células doentes na medula óssea, essas células doentes substituem as células sanguíneas normais. A medula óssea (popularmente conhecida por tutano) é o local de fabricação das células sanguíneas e ocupa a cavidade dos ossos. Na medula óssea são encontradas as células que dão origem aos glóbulos brancos (leucócitos), aos glóbulos vermelhos (hemácias ou eritrócitos) e às plaquetas.

Na leucemia, uma célula sanguínea que ainda não atingiu a maturidade sofre mutação genética, isso a transforma em uma célula cancerosa. Essa célula anormal passa a não funcionar de forma adequada, multiplica-se mais rápido e morre menos do que as células normais. Dessa forma, as células sanguíneas saudáveis da medula óssea vão sendo substituídas por células anormais cancerosas.

Segundo o médico Kaio Bernardes, Seção de Assistência à Saúde do TRE-SE: “As leucemias ocorrerem por conta de hereditariedade, radiação, substâncias químicas, infecção viral e fármacos, mas a maioria das leucemias tem causa desconhecida. A pessoa acometida por leucemia pode apresentar fadiga, mal-estar, febre, sangramentos e perda de peso. As alterações hematológicas podem ser identificadas em hemograma de rotina. O tratamento pode ser realizado com quimioterápicos e transplante de células-tronco.”

Atitudes simples, como hábitos de vida, alimentação saudável e realização periódica de avaliação médica podem prevenir esses e outros problemas de saúde.

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Tribunal Regional Eleitoral de SergipeCENAF, Lote 7, Variante 2 -, Aracaju/SE 49081-000 - Brasil.

Tel:(+55-79) 3209-8600
Fax: (+55-79) 3209-8661

Horário de funcionamento do Protocolo Administrativo das 7h às 13h, (79) 3209-8633.

Endereço, telefone, e-mail e horário de funcionamento dos Cartórios Eleitorais.

Como chegar

Veja o mapa do TRE/SE no Google Maps.

O acesso mais fácil à sede do Tribunal é pela Av. Tancredo Neves.

CNPJ 06.015.356/0001-85

Icone Protocolo Administrativo

Acesso rápido