O Des. José dos Anjos é o novo presidente do TRE-SE

O novo presidente comandará o TRE-SE durante o biênio 2019/2021

posse 1

Em solenidade realizada nesta terça-feira, 5 de fevereiro de 2019, o desembargador José dos Anjos tomou posse como membro do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe – TRE-SE e foi eleito, por aclamação, para exercer a presidência da Corte Eleitoral Sergipana.

O Des. Diógenes Barreto, corregedor e vice-presidente do Tribunal, foi o responsável por empossar o novo dirigente da Justiça Eleitoral no Estado de Sergipe. A cerimônia ocorreu no plenário do TRE-SE e foi prestigiada pelos desembargadores Cezário Siqueira Neto, Ricardo Múcio Santana de Abreu Lima, Roberto Porto, Osório de Araújo Ramos Filho (presidente do TJSE), Iolanda Santos Guimarães e Ana Lúcia Freire (esposa). O novo presidente comandará o TRE-SE durante o biênio 2019/2021.

O Des. José dos Anjosfoi recepcionado pelos demais juízes membros do Tribunal. Ao se congratular com o empossado, o Des. Diógenes Barreto afirmou que “o TRE-SE é extremamente organizado, um órgão importante na consolidação da democracia no Brasil. Eu sei das dificuldades de um gestor, por exemplo,restrições orçamentárias, mas estou certo de que o senhor terá êxito em sua jornada”.

A procuradora regional eleitoral, Eunice Dantas, em nome do Ministério Público, desejou sucesso na gestão. “Certamente a experiência profissional que Vossa Excelência ostenta contribuirá com o enriquecimento da Justiça Eleitoral de Sergipe”, pontuou a procuradora.

Em seu discurso de posse, José dos Anjos saudou os servidores e os juízes membros do Tribunal. “Quero agradecer ao Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe, que, de forma unânime, me indicou para integrar o Tribunal Eleitoral. Saibam que honrarei a confiança que me foi depositada. Ao Des. Ricardo Múcio, ex-presidente desta Corte, digo que o substituir é tarefa muito difícil por conta do caráter e da competência de Vossa Excelência”, afirmou.

José dos Anjos enalteceu a atuação do Ministério Público Eleitoral: “O MPE sempre esteve presente para coibir os desmandos engendrados por maus políticos que visam os proveitos dos ilícitos eleitorais.” O novo presidente conclamou aos partidos políticos, a imprensa e a sociedade civil organizada para que, unidos, combatam a corrupção.

Perfil do novo presidente

Natural de Maruim (SE), o Des. José dos Anjos, 65 anos, tem formação superior em Educação e Ciências Jurídicas pela Universidade Federal de Sergipe – UFS. Atuou como pedagogo nas redes federal, estadual e particular de ensino. Em 1976, assumiu as funções de diretor do Colégio Estadual Atheneu Sergipense.

No âmbito judicial, José dos Anjos militou como advogado até 1988. No Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe – TJSE, tomou posse como juiz de direito substituto no dia 26 de novembro de 1989. Atuou nas Comarcas de Carira, São Cristóvão, Lagarto e Itabaiana. Em Aracaju, a partir de 1996, assumiu a 19ª Vara Cível (Fazenda Pública).

Foi juiz membro do TRE-SE no biênio 2007/2009. Também atuou como juiz eleitoral, comandou eleições municipaisem Canindé de São Francisco e em Campo do Brito.

Em 2012, foi empossado desembargador do Tribunal de Justiça do Estado deSergipe, ocupou a vaga aberta por conta da aposentadoria do desembargador José Alves Neto.Foi escolhido, pelo critério de merecimento, atingindo a maior pontuação (1.144,10) relativa aos cinco critérios exigidos pela Resolução 106/2010 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

 

 



icone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Tribunal Regional Eleitoral de SergipeCENAF, Lote 7, Variante 2 -, Aracaju/SE 49081-000 - Brasil.

Tel:(+55-79) 3209-8600
Fax: (+55-79) 3209-8661

Horário de funcionamento do Protocolo Administrativo das 7h às 13h, (79) 3209-8633.

Endereço, telefone, e-mail e horário de funcionamento dos Cartórios Eleitorais.

Como chegar

Veja o mapa do TRE/SE no Google Maps.

O acesso mais fácil à sede do Tribunal é pela Av. Tancredo Neves.

CNPJ 06.015.356/0001-85

Icone Protocolo Administrativo

Acesso rápido