Belo Horizonte sedia o 45º Encontro do Colégio de Corregedores Eleitorais

Uma delegação do TRE-SE participa do evento

TRE-SE Encontro 45º Corregedores MG
TRE-SE Encontro 45º Corregedores MG

Nos dias 21 e 22 de fevereiro, magistrados e outros representantes dos tribunais eleitorais brasileiros participam, em Belo Horizonte, do 45º Encontro do Colégio de Corregedores da Justiça Eleitoral. A comitiva do TRE-SE é formada pelos servidores da Corregedoria Abdorá Coutinho Oliveira e Rosa Angélica Almeida Ribera, os quais foram designados pelo corregedor regional eleitoral e vice-presidente do TRE-SE, Des. Diógenes Barreto.

Na abertura, o procurador regional da República, José Jairo Gomes, que atua como procurador regional eleitoral no TRE-DF, falou sobre “Candidaturas Natimortas e a Proteção do Patrimônio Público". Na programação da sexta-feira, palestras sobre o Processo Judicial Eletrônico, que será estendido para a primeira instância, sobre as urnas eletrônicas e sua história e sobre eleições e inovações tecnológicas na América Latina.

O professor Rodolfo Viana Pereira, que é doutor em Ciências Jurídico-Políticas pela Universidade de Coimbra, tratará do assunto “Internet, eleições e discurso de ódio”. O desembargador Rogério Medeiros, vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais – TRE-MG, apresentará, também na manhã da sexta-feira, uma reflexão sobre as Eleições 2018 e os desafios enfrentados pela Justiça Eleitoral no último pleito.

Outro ponto de destaque será o debate a respeito do aprimoramento dos serviços de alistamento eleitoral, o atendimento aos eleitores e a iminente implantação do PJe na primeira instância.

No encerramento do evento, será divulgada a Carta de Belo Horizonte, com a conclusão das discussões e com as propostas de ação para os tribunais ao longo dos próximos meses.

Sobre as Corregedorias

Tanto o Tribunal Superior Eleitoral como os Tribunais Regionais Eleitorais têm corregedoriasna estrutura organizacional. No TSE, a Corregedoria-Geral Eleitoral (CGE)é responsável por fiscalizar a regularidade dos serviços realizados pela Justiça Eleitoral em todo o país, assegurando a aplicação correta da legislação e da regulamentação estabelecida pelo órgão superior.

Em cada TRE, a Corregedoria Regional Eleitoral (CRE) tem a missão de garantir a regularidade dos serviços eleitorais (principalmente, em relação ao atendimento ao eleitor) e a correta aplicação de princípios e normas no Estado. Cabe às CREs coordenar as revisões do eleitorado, realizar correições e inspeções, expedir regras para o funcionamento dos cartórios eleitorais e postos de atendimento, acompanhar a atuação dos juízes eleitorais, entre outras.

Com informações do TRE-MG

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Tribunal Regional Eleitoral de SergipeCENAF, Lote 7, Variante 2 -, Aracaju/SE 49081-000 - Brasil.

Tel:(+55-79) 3209-8600
Fax: (+55-79) 3209-8661

Horário de funcionamento do Protocolo Administrativo das 7h às 13h, (79) 3209-8633.

Endereço, telefone, e-mail e horário de funcionamento dos Cartórios Eleitorais.

Como chegar

Veja o mapa do TRE/SE no Google Maps.

O acesso mais fácil à sede do Tribunal é pela Av. Tancredo Neves.

CNPJ 06.015.356/0001-85

Icone Protocolo Administrativo

Acesso rápido