TRE-SE comemora o Dia Mundial do Livro

Além de homenagear várias obras literárias e autores, a intenção é conscientizar as pessoas sobre os prazeres da leitura.

Além de homenagear várias obras literárias e autores, a intenção é conscientizar as pessoas sobr...

O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe,comemora, nesta terça-feira, 23 de abril,oDia Mundial do Livro, ou simplesmente Dia do Livro.  Além de homenagear várias obras literárias e autores, a intenção é conscientizar as pessoas sobre os prazeres da leitura.

No Dia Mundial do Livro também é celebrado o Dia dos Direitos de Autor. A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – Unesco criou a data correspondente ao "Dia Mundial do Livro” e ao “Dia dos Direitos de Autor” para encorajar as pessoas, especialmente os jovens, a descobrir a essencialidade da leitura e conhecer a enorme contribuição de autores de livros ao longo dos séculos.

Tradição catalã ligada aos livros já existia no dia 23 de abril e parece que influenciou a escolha da Unesco. Na tradição catalã, no dia de São Jorge (23 de abril), é costume dar uma rosa a quem comprar um livro. Trocar flores por livros já se tornou tradição em outros países também.

Origem do Dia Mundial do Livro

A Unesco escolheu a data do Dia Mundial do Livro em 1995, em Paris, durante o XXVIII Congresso Geral. O dia 23 de abril foi escolhido por ser a data da morte de três grandes escritores: William Shakespeare, Miguel de Cervantes, e Inca Garcilaso de la Vega. Esse dia também é data de nascimento ou de morte de outros autores famosos, como Maurice Druon, Haldor K. Laxness, Vladimir Nabokov, Josep Pla e Manuel Mejía Vallejo.

A Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe – EJESE convida os colegas servidores a visitarem o espaço Semeando Livros. “Esse projeto tem o propósito de levá-lo ao prazer da leitura. Assim, nesse local, você poderá retirar qualquer dos livros e levar para casa. Depois de ler, você poderá devolver ou passar adiante. Compartilhar o prazer da leitura com alguém”, disse Carmem Luiza, secretária da EJESE.

 

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Tribunal Regional Eleitoral de SergipeCENAF, Lote 7, Variante 2 -, Aracaju/SE 49081-000 - Brasil.

Tel:(+55-79) 3209-8600
Fax: (+55-79) 3209-8661

Horário de funcionamento do Protocolo Administrativo das 7h às 13h, (79) 3209-8633.

Endereço, telefone, e-mail e horário de funcionamento dos Cartórios Eleitorais.

Como chegar

Veja o mapa do TRE/SE no Google Maps.

O acesso mais fácil à sede do Tribunal é pela Av. Tancredo Neves.

CNPJ 06.015.356/0001-85

Icone Protocolo Administrativo

Acesso rápido