Reunião de Instrução sobre a Segurança nas eleições 2018

Participaram da reunião as polícias Militar, Civil, e os grupamentos de Choque, Getam, Gati, COE e Grupo Tático

PM

Na manhã da última quinta-feira (27), aconteceu a reunião de instrução com todos os oficiais que trabalharão no dia 07 de outubro (dia das eleições). No encontro, realizado no plenário do TRE-SE, foram apresentadas as instruções relacionadas aos procedimentos no dia das eleições, bem como foram debatidas situações em relação a crimes eleitorais que possam vir a acontecer no dia do pleito.

Dando as boas-vindas e representando o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe, o coordenador de planejamento, gestão e estratégia do Tribunal, Marcelo Gerard, evidenciou os procedimentos a serem adotados na véspera e no dia eleição.

O propósito do encontro pode ser resumido em três objetivos centrais: 1. Orientar os oficiais coordenadores e supervisores da operação sobre como se caracterizam os principais crimes e delitos eleitorais, além do procedimento a ser adotado agentes de segurança na condução das pessoas que por venturam sejam flagradas cometendo esses delitos; 2. Proporcionar a corregedoria da polícia militar a oportunidade de falar sobre como será a atuação desse órgão no sentido coibir desvios de função ou emprego equivocado de servidores públicos durante o pleito; 3. Apresentação de umpanorama geralda operação, ou seja, sobre ações efetivas da polícia, que iniciará os trabalhos na sexta-feira, 5 de outubro.

O subcomandante da polícia militar, coronel Paulo Paiva, explicou que as atividades da Polícia Militar, por conta das eleições, começaram em março deste ano. “Na verdade, estamos trabalhando, desde março, em parceria muito profícua com o TRE-SE. Realizamos reuniões de coordenação com todas as agências interessadas na operação de segurança. Essa operação será executada pela Polícia Militar com o apoio das Guardas Municipais e Corpo de Bombeiros. Obviamente, existem outras agências diretamente envolvidas nessa operação”, disse.