Reunião ampliada sobre o Planejamento de Segurança nas Eleições 2018

Durante o encontro as autoridades avaliaram essência do planejamento de segurança

Reunião ampliada sobre o Planejamento de Segurança nas Eleições 2018
Segurança das Eleições 2018

Na manhã desta segunda-feira (17), aconteceu a reunião ampliada objetivando a exposição do planejamento referente à segurança nas eleições 2018. No plenário do Tribunal, reuniram-se o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), Des. Ricardo Múcio Santana de Abreu Lima, juízes eleitorais, oficiais da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros Militar, representantes da Polícia Civil, bem como a alta cúpula administrativa do Tribunal.

Durante o encontro, as autoridades avaliaram a essência do planejamento de segurança, bem como houve a integração entre os oficiais coordenadores e supervisores de área, de modo que haja uma maior interação, facilitando as atividades das forças de segurança.

O coordenador de planejamento do TRE-SE, Marcelo Gerard, apresentou o panorama do apoio logístico, notadamente o número de veículos que serão utilizados pelas forças de segurança, pelo TRE e pelos Cartórios Eleitorais, totalizando aproximadamente 900 veículos. O coordenador também falou sobre o voto em trânsito. “É uma novidade salutar, pois desta forma as pessoas que trabalharão conosco poderão exercitar o direito ao voto, principalmente, os policiais, os bombeiros e os guardas municipais”, disse.

O coronel Paulo Paiva, responsável por coordenar o contingente militar para as eleições deste ano, destacou que a operação das eleições é a de maior envergadura para a Polícia Militar. “Começamos os trabalhos desde março (reuniões de coordenação), foram determinadas as diretrizes, até chegarmos ao plano de integração. A operação é coordenada pela Polícia Militar, mas que recebe o apoio das guardas municipais e dos bombeiros militares, que nos auxiliarão em aproximadamente 25% dos locais de votação. É um apoio de suma importância”, disse.

A delegada-geral da Polícia Civil, Katharina Feitosa, salientou que as delegacias de Sergipe estarão abertas no dia 07 de outubro. “Teremos equipes em todos os municípios para dar suporte à Polícia Federal durante a eleição”, assegurou a delegada.

Após os agradecimentos aos órgãos que estão contribuindo para a segurança das eleições, o presidente do TRE-SE ratificou que a função do Tribunal é laborar para que o eleitor possa expressar seu voto de forma livre e consciente. “Nós estamos preparados tecnicamente, os juízes estão empenhados e preparados. Eu sou otimista e acho que esta eleição ocorrerá de forma tranquila e ordeira”, disse.

Também integraram a mesa: o diretor-geral do TRE-SE, Rubens Lisbôa, o secretário de tecnologia da informação, José Carvalho Peixoto, o secretário de administração e orçamento,  Norival Navas Neto, o secretário de gestão de pessoas, Luciano Augusto Barreto Carvalho, e o secretário judiciário, Marcos Vinícius Linhares Constantino da Silva.

Auditoria nas urnas

O secretário de tecnologia da informação, José Carvalho Peixoto, apresentou aos juízes eleitorais como será feita a auditoria nas urnas. Ele explicou que serão sorteadas três urnas, entre todas as seções eleitorais. “Os juízes eleitorais serão comunicados, um dia antes do pleito, para saber quais as urnas sorteadas” afirmou.

Para saber mais sobre o procedimento de auditoria clique no link a seguir: Auditoria nas Urnas Eletrônicas.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Tribunal Regional Eleitoral de SergipeCENAF, Lote 7, Variante 2 -, Aracaju/SE 49081-000 - Brasil.

Tel:(+55-79) 3209-8600
Fax: (+55-79) 3209-8661

Horário de funcionamento do Protocolo Administrativo das 7h às 13h, (79) 3209-8633.

Endereço, telefone, e-mail e horário de funcionamento dos Cartórios Eleitorais.

Como chegar

Veja o mapa do TRE/SE no Google Maps.

O acesso mais fácil à sede do Tribunal é pela Av. Tancredo Neves.

CNPJ 06.015.356/0001-85

Ícone Protocolo Administrativo

Acesso rápido