Juiz José Dantas de Santana despede-se do TRE-SE

magistrado integrou a mesa do Tribunal durante o biênio 2016-2018

despedida

A sessão do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), da última quinta-feira (19), marcou a despedida do juiz José Dantas de Santana. O magistrado integrou a mesa do Tribunal durante o biênio 2016-2018. Ele recebeu das mãos da Dra. Denize Maria de Barros Figueiredo a placa em reconhecimento aos serviços prestados à Justiça Eleitoral.

O presidente do Tribunal, Des. Ricardo Múcio Santana de Abreu Lima, ressaltou que todas as discussões havidas com o homenageado, eminentemente técnicas e respeitadas as posições, fizeram bem ao colegiado. “Sempre foi assim, cada um no seu estilo. O senhor tem um estilo diferenciado, equilibrado, calmo. Tivemos discussões sobre posicionamentos, mas o senhor tem meu respeito e minha consideração. Conheci o senhor mais profundamente neste Tribunal, e, pra mim, não foi surpresa a sua competência. O senhor é uma pessoa extremamente ética e tem um comportamento exemplar”, afirmou.

Da mesma forma, o desembargador e corregedor Diógenes Barreto reconheceu a polidez do jurista na condução dos trabalhos. “Eu conheço Dr. Dantas há muito tempo. Há divergências, mas são naturais e salutares. Meus votos são de um feliz retorno à advocacia e que seja bem-sucedido em tudo que o senhor fizer”, disse.

A Dra. Denize Maria de Barros Figueiredo lembrou que, durante sua segunda passagem pelo TRE-SE, foi recepcionada com um brilhante discurso de Dr. Dantas e se emocionou no dia. E, na despedida dele, por ser a mais antiga da Casa, teve a incumbência de entregar a placa. “A impressão que eu já tinha sobre a pessoa foi confirmada aqui: um grande amigo, colega, cortês, sereno, um cavalheiro. Entrego a placa com muito orgulho, sua marca é a cordialidade e a gentileza. Assevero que o senhor é um homem do bem”, afirmou.

As juízas Dalquíria de Melo Ferreira e Áurea Corumba de Santana fizeram questão de ressaltar a conduta sempre muito educada com que o advogado tratou seus pares e fizeram votos de sucesso para o jurista.

O juiz federal Fábio Cordeiro de Lima, que tem atuado nestas eleições nos julgamentos das propagandas eleitorais, externou sua admiração pelo jurista, ressaltando que não o conhecia, mas bastou conviver durante esse biênio no Tribunal para perceber que estava lidando com uma pessoa cordial e alegre. “Foi uma sinergia muito boa. Eu sempre disse que quem diverge de mim não é meu inimigo. Apenas pensamos diferente. Já tivemos divergências de pensamento, mas nunca deixamos de perder o tom e a amizade. Eu tenho um carinho especial e uma admiração. Saiba que, na Justiça Federal, o senhor tem um amigo”, disse.

Por fim, o juiz José Dantas de Santana agradeceu a todos pela homenagem, afirmando que adquiriu um grande aprendizado no TRE-SE como julgador. “O advogado, no momento que defende a causa do cliente, tenta aproximar-se na visão do julgador. Nesse colegiado, eu tive maior oportunidade de ver isso porque estou julgando e vendo o advogado atuando e defendendo o interesse do seu cliente. Aqui, nesta Corte, quebrou-se um pouco a barreira que a gente tinha profissionalmente entre advogado e juiz. A experiência de estar aqui como integrante do TRE-SE foi de grandíssima, válida na forma de ver o processo”, finalizou.

 

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Tribunal Regional Eleitoral de SergipeCENAF, Lote 7, Variante 2 -, Aracaju/SE 49081-000 - Brasil.

Tel:(+55-79) 3209-8600
Fax: (+55-79) 3209-8661

Horário de funcionamento do Protocolo Administrativo das 7h às 13h, (79) 3209-8633.

Endereço, telefone, e-mail e horário de funcionamento dos Cartórios Eleitorais.

Como chegar

Veja o mapa do TRE/SE no Google Maps.

O acesso mais fácil à sede do Tribunal é pela Av. Tancredo Neves.

CNPJ 06.015.356/0001-85

Ícone Protocolo Administrativo

Acesso rápido