Tribunal recebe alunos da Universidade Tiradentes para visita técnica

Na oportunidade, os alunos puderam acompanhar uma palestra proferida pelo secretário judiciário Marcos Vinícius Linhares, sobre o funcionamento do Tribunal Eleitoral.

TRE-SE visitação dos alunos da Unit

Na terça-feira (06) e na quarta-feira (07), o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) recebeu os alunos do 9º e do 10° período do curso de Direito da Universidade Tiradentes - Unit em visita técnica. Os discentes da turma de Direito Eleitoral conheceram as instalações do órgão, principalmente, o Centro de Memória Eleitoral – CEMEL Des. José Antônio de Andrade Góes. Além disso, acompanharam a sessão de Julgamentos nos dois dias de visitação.

O presidente do TRE-SE, Des. Ricardo Múcio Santana de Abreu Lima,saudou os acadêmicos com votos de boas-vindas. Para o desembargador, a oportunidade serve como reforço da importância dessas visitas técnicas para a formação desses estudantes: futuros profissionais.

“O Tribunal sempre estará de portas abertas a iniciativas como esta. Proporcionar a estudantes de Direito o conhecimento da história eleitoral do Estado e a vivência, na prática, de uma sessão de julgamento sempre será uma das nossas prioridades”, comentou o presidente.

O professor Eduardo Macedo, do curso de Direito da Unit, foi o responsável por acompanhar os discentes da disciplina de Direito Eleitoral durante a visitação. Segundo Eduardo, o momento é ímpar para os alunos “viverem in loco tudo aquilo que foi debatido em sala de aula em relação à Justiça Eleitoral e sua legislação”.

Os alunos puderam acompanhar uma palestra proferida pelo secretário Judiciário Marcos Vinícius Linhares sobre o funcionamento do Tribunal. O secretário explanou, dentre outros assuntos, sobre a composição do pleno do TRE-SE e a função que os seus magistrados exercem.

A estudante Karine Conceição Santos conta que, pela primeira vez, esteve no TRE-SE e achou a visita produtiva. O que mais chamou sua atenção foi a organização do CEMEL e a disposição das informações. “A distribuição das imagens e o colorido utilizado fazem o diferencial para o entendimento das informações”, disse.

 

Sobre O CEMEL

A exposição do Centro de Memória Eleitoral é aberta ao público e se baseia nas seguintes temáticas:

  • Resumo da história do CEMEL;

  • Evolução das Zonas Eleitorais desde 1932;

  • Voto e cidadania;

  • Objetos museológicos, a exemplo de réplicas dos pelouros (bola de cera em que se colocava o voto de cada eleitor) utilizados no período do Brasil colonial.

     

Visitação

O CEMEL é aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e está localizado no pavimento inferior do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe, situado no Centro Administrativo Augusto Franco – CENAF, Variante 2, Lote 7, Bairro América, CEP: 49080-000, Aracaju-SE.

Para agendar uma visita de alunos da sua instituição de ensino, basta ligar para (79) 3209-8652 e tratar com os servidores Heribaldo Vilanova Silveira Carmen Luiza Nascimento Cardoso Menezes. O contato também pode ser por intermédio do e-mailsearq@tre-se.jus.br.

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Tribunal Regional Eleitoral de SergipeCENAF, Lote 7, Variante 2 -, Aracaju/SE 49081-000 - Brasil.

Tel:(+55-79) 3209-8600
Fax: (+55-79) 3209-8661

Horário de funcionamento do Protocolo Administrativo das 7h às 13h, (79) 3209-8633.

Endereço, telefone, e-mail e horário de funcionamento dos Cartórios Eleitorais.

Como chegar

Veja o mapa do TRE/SE no Google Maps.

O acesso mais fácil à sede do Tribunal é pela Av. Tancredo Neves.

CNPJ 06.015.356/0001-85

Icone Protocolo Administrativo

Acesso rápido