Homenagem do TRE a todas as servidoras da JE de Sergipe

TRE-SE DIA DA MULHER

No dia 8 de março, comemora-se o Dia Internacional da Mulher, razão pela qual o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe presta homenagem a todas as servidoras da Justiça Eleitoral sergipana.

Nessa honraria, preparamos um mosaico com fotos de algumas servidoras das Secretarias do TRE-SE, que, neste ato, representam todas as mulheres componentes desta Justiça Especializada.

Em seguida, apresentamos um panorama histórico da consolidação desse dia como marco de comemoração do dia das mulheres. Por fim, oferecemos às nossas homenageadas o poema intitulado "Mulher mãe", de autoria do poeta João Lover.

Breve reconstrução histórica

A celebração do Dia Internacional da Mulher tem por escopo rememorar suas conquistas sociais, políticas e econômicas ao longo dos anos. A data foi adotada pela Organização das Nações Unidas – ONU e, consequentemente, por diversos países.

A luta das mulheres por melhores condições de vida e de trabalho começou a partir do final do século XIX, principalmente, na Europa e nos Estados Unidos. As jornadas de trabalho de 15 horas diárias e a discriminação do gênero feminino eram alguns dos pontos debatidos pelas manifestantes da época.

De acordo com registros históricos, o primeiro Dia da Mulher foi celebrado nos Estados Unidos em maio de 1908 (Dia Nacional da Mulher). Mais de 1.500 mulheres se uniram em prol da igualdade política e econômica no país.

No entanto, o 8 de março teve origem com as manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e de trabalho (1917), durante a Primeira Guerra Mundial. A manifestação contou com mais de 90 mil russas e ficou conhecida como "Pão e Paz": o marco oficial para a escolha do Dia Internacional da Mulher (8 /03).

Por muito tempo, a data foi esquecida e acabou sendo recuperada somente com o movimento feminista nos anos 60. A Organização das Nações Unidas, por exemplo, somente reconheceu o Dia Internacional da Mulher em 1977.

Atualmente, além do caráter festivo e comemorativo, o Dia Internacional da Mulher ainda continua servindo como conscientização no sentido de protestar contra as desigualdades de gênero em todas as sociedades.

Mulher mãe

Resoluta a Mulher é incomparável...

todos os dias, uma luta.

Por esse Ser tão mais admirável,

o homem trava infinda disputa.

Ela é cada vez mais significativa

nesa evolução da sociedade;

de poder, a grande alternativa

para que se salve a humanidade.

Pela Mulher, a geração da vida,

maravilhosa medida sem preço,

vem a criança e o berço:

superior motivo pra sua lida.

Na Mãe, o mais sublime sentimento,

o aconchego, o laço mais perfeito,

a ternura em seu mais lino jeito,

único e verdadeiro encantamento.