Alunos do curso de Direito da Faculdade Pio Décimo visitam o TRE-SE

TRE-SE recebe estudantes da Faculdade Pio Décimo em visita técnica

TRE-SE - visita alunos PIO X

Na segunda-feira (26), o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) recebeu os alunos do 9º período do curso de Direito da Faculdade Pio Décimo em visita técnica. Os discentes da turma de Estágio Supervisionado de Processo Penal conheceram as instalações do órgão, principalmente, o Centro de Memória Eleitoral – CEMEL Des. José Antônio de Andrade Góes e o depósito de urnas da instituição.

O presidente do TRE-SE, Des. Ricardo Múcio Santana de Abreu Lima disse que essas visitas técnicas são um importante reforço na formação desses estudantes: futuros profissionais. Durante a visita, o servidor Heribaldo Vilanova Silveira, da seção de arquivo do TRE-SE,  explicou sobre os objetos museológicos, a exemplo de réplicas dos pelouros (bolas de cera nas quais se colocavam os votos), utilizados no período do Brasil colonial, além de falar sobre o funcionamento da  urna eletrônica e sobre o pendrive no qual são gravados os votos na urna.

Para o aluno Marcelo dos Santos, a visita foi uma oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história eleitoral. "É um momento de aprendizado e de agregar conhecimento. Sinto-me contemplado com a explicação de Heribaldo e também estou satisfeito com o que vi", disse.

Após conhecer o CEMEL, os alunos foram levados ao depósito de urnas, onde receberam a explicação referente ao processo de testes executados na urna eletrônica (a questão principal é a segurança do voto). O aluno Lourenço Silva agradeceu pela atenciosa recepção. "Foi muito boa e atendeu às expectativas", afirmou.

Sobre O CEMEL

A exposição do Centro de Memória Eleitoral é aberta ao público e se baseia nas seguintes temáticas:

    resumo da história do CEMEL;
    evolução das Zonas Eleitorais desde 1932;
    voto e cidadania.

Visitação

O CEMEL é aberto de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e está localizado no pavimento inferior do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe, situado no Centro Administrativo Augusto Franco – CENAF, Variante 2, Lote 7, Bairro América, CEP: 49080-000, Aracaju-SE.

Para agendar uma visita de alunos da sua instituição de ensino, basta ligar para (79) 3209-8652 e tratar com os servidores Heribaldo Vilanova Silveira ou Carmen Luiza Nascimento Cardoso Menezes. O contato também pode ser por intermédio do e-mail: searq@tre-se.jus.br.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Tribunal Regional Eleitoral de SergipeCENAF, Lote 7, Variante 2 -, Aracaju/SE 49081-000 - Brasil.

Tel:(+55-79) 3209-8600
Fax: (+55-79) 3209-8661

Horário de funcionamento do Protocolo Administrativo das 7h às 13h, (79) 3209-8633.

Endereço, telefone, e-mail e horário de funcionamento dos Cartórios Eleitorais.

Como chegar

Veja o mapa do TRE/SE no Google Maps.

O acesso mais fácil à sede do Tribunal é pela Av. Tancredo Neves.

CNPJ 06.015.356/0001-85

Ícone Protocolo Administrativo

Acesso rápido