Cuiabá sedia o XIV CONBRASCOM

Estão reunidos representantes dos 91 Tribunais que fazem parte do Poder Judiciário brasileiro

Conbrascom

A cidade de Cuiabá/MT recebe, nos dias 20, 21 e 22 de junho de 2018, o XIV CONBRASCOM – Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação da Justiça, sendo transformada na capital da comunicação pública brasileira nesses três dias.

O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe enviou dois representantes para participar dos debates: Ricardo Augusto Ribeiro, assessor-chefe de comunicação do TRE-SE e o técnico judiciário André Frossard Signes.

Na capital mato grossense, estão reunidos representantes dos 91 Tribunais que fazem parte do Poder Judiciário brasileiro, assessores de comunicação do Ministério Público (Federal e Estadual), bem como dos Tribunais de Contas.

Segundo o Fórum Nacional de Comunicação e Justiça (FNCJ), entidade organizadora, os temas a serem abordados em 2018 têm por finalidade apresentar aos participantes um panorama acerca das estratégias mais atuais para alcançar resultados em comunicação institucional. Ainda de acordo com o FNCJ, serão debatidas questões como conteúdo, marca, construção da estratégia e medição de resultado.

Outro assunto objeto de análise dos comunicadores reunidos em Cuiabá são as Fake News. Para o assessor do TRE-SE a Justiça Eleitoral, como um todo, vem fazendo um excelente trabalho, pois conseguiu colocar na agenda nacional o debate sobre as Fake News e o possível impacto negativo que podem causar ao processo eleitoral. “É importante ressaltar que, no tocante às Fake News, a atuação da Justiça Eleitoral se divide basicamente em duas frentes: primeiro vem o trabalho de conscientização popular, para que os eleitores fiquem atentos quanto à veracidade das informações que circulam na internet, bem como para que não produzam notícias falsas. A segunda missão do TRE-SE seria o julgamento dos processos relacionados à matéria. Contudo, a investigação para apurar a autoria, por exemplo, é de competência da Polícia Federal e do Ministério Público. Muitas pessoas confundem essas atribuições”, explicou Ricardo Ribeiro.

O doutor em comunicação Dado Schneider foi o responsável por ministrar a primeira palestra do evento. Com o tema “Mudar é preciso: como a comunicação pode fazer diferente?” Schneider falou sobre as diferentes visões de mundo entre as gerações X, Y e Z. “O comunicador deve se despir de todos os preconceitos do século passado. A geração Z pensa, consome e se relaciona de uma forma totalmente diferente, eles já nasceram num contexto digital”, afirmou o palestrante.

O CONBRASCOM é um evento realizado pelo FNCJ – Forum Nacional de Comunicação e Justiça, contando com a participação de Desembargadores, Juízes, profissionais da comunicação, Defensorias Públicas, Ministérios Públicos, além de diversas entidades representativas. Após a sua abertura, ocorrida na data de ontem (20), segue hoje com palestras/painéis de debates: “Relacionamento: a bola da vez” (Rodolfo Araújo); “Conteúdo é tudo” (Soraia Lima e Cláudia Lemos); “CHATBOT- Utilizando a inteligência artificial para atender a população” (Raquel Costa); “Gestão da Comunicação: como formar times que batem um bolão” (Patrícia Rezende); “Técnicas de avaliação e medição de resultados em comunicação” (Daniela Senador); “Construindo estratégias que geram resultados” (Alexandre Araújo).

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Tribunal Regional Eleitoral de SergipeCENAF, Lote 7, Variante 2 -, Aracaju/SE 49081-000 - Brasil.

Tel:(+55-79) 3209-8600
Fax: (+55-79) 3209-8661

Horário de funcionamento do Protocolo Administrativo das 7h às 13h, (79) 3209-8633.

Endereço, telefone, e-mail e horário de funcionamento dos Cartórios Eleitorais.

Como chegar

Veja o mapa do TRE/SE no Google Maps.

O acesso mais fácil à sede do Tribunal é pela Av. Tancredo Neves.

CNPJ 06.015.356/0001-85

Ícone Protocolo Administrativo

Acesso rápido