Site da Justiça Eleitoral passa a ser acessível em Libras e voz

Ferramenta de inclusão digital e social foi adquirida pelo TSE

TRE-SE rybenáa

Os portais da Justiça Eleitoral passaram a contar com um software que oferece, em tempo real, o áudio de textos em língua portuguesa, bem como a tradução desses textos para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). A solução de acessibilidade, chamada de Rybená, foi adquirida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A ferramenta promoverá a inclusão digital e social de pessoas com deficiência auditiva ou visual (total ou parcial), com síndrome de Down, com baixo letramento, idosos e disléxicos, entre outras. “Rybená” foi desenvolvida de acordo com os padrões de acessibilidade adotados na administração pública, presentes no Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (e-MAG).

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), Des. Rircardo Múcio Santana de Abreu Lima, comentou que a iniciativa é um esforço da Justiça Eleitoral para maximizar a acessibilidade utilizando-se os meios digitais. “Avançamos no sentido de disponibilizar uma ferramenta que, conforme as dificuldades (limitação física ou intelectual) do eleitor, oferece comodidade e facilidade de acesso”, disse.

Ao acessar o programa, o usuário seleciona o texto que deseja ler e opta pela tradução em Libras ou pela leitura mediante voz sintética, utilizando para isso os ícones de acessibilidade dispostos no canto superior direito da página. As informações contidas nos portais da Justiça Eleitoral (TSE e TREs) são apresentadas por uma personagem virtual.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Tribunal Regional Eleitoral de SergipeCENAF, Lote 7, Variante 2 -, Aracaju/SE 49081-000 - Brasil.

Tel:(+55-79) 3209-8600
Fax: (+55-79) 3209-8661

Horário de funcionamento do Protocolo Administrativo das 7h às 13h, (79) 3209-8633.

Endereço, telefone, e-mail e horário de funcionamento dos Cartórios Eleitorais.

Como chegar

Veja o mapa do TRE/SE no Google Maps.

O acesso mais fácil à sede do Tribunal é pela Av. Tancredo Neves.

CNPJ 06.015.356/0001-85

Ícone Protocolo Administrativo

Acesso rápido