18 de agosto: Dia do Estagiário

De acordo com a Associação Brasileira de Estagiários (ABRES), existem cerca de um milhão de estagiários no país

Dia do estagiário

No dia 18 de agosto, comemora-se o Dia Nacional do Estagiário. Nesse dia, em 1982, a Lei dos Estagiários (lei 6.494) foi regulamentada, por isso  a data  foi  a escolhida.Tal norma já foi revogada e, atualmente, vigora a Lei n. 11.788/2008. De acordo com a Associação Brasileira de Estagiários (ABRES), existem cerca de um milhão de estagiários no país (740 mil da instrução nível superior, 260 da instrução nível médio).

O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) comporta 60 estagiários: 33 de nível médio e 27 universitários. Segundo Vânia Mota Quintela, da Secretaria de Gestão de Pessoas, o projeto com os jovens foi idealizado, no ano de 2010, pela Coordenadoria de Educação e Desenvolvimento (COEDE), e implantado em 2011.

Em conjunto com o projeto para alunos de ensino superior, foi criado o projeto Jovem Cidadão, que agrega alunos do ensino médio. A iniciativa é voltada a jovens de escolas púbicas, de famílias com baixa renda. É específico para jovens que têm menos oportunidades.

Ainda, segundo Vânia, um dos pontos positivos de trazer o estagiário para o TRE-SE é a oxigenação proporcionada ao ambiente de trabalho. “É importante o frescor que os jovens trazem para a organização. Eles trazem energia nova e se tornam parceiros. Isso foi um dos aspectos que inspirou o projeto”, comentou.

O estagiário de comunicação social Luiz Sérgio Teles SimõesSantos  se vê contemplado com a oportunidade de estar no TRE-SE. Para ele, é uma forma de conciliar teoria e prática, além de buscar mais conhecimentos, que vão facilitar sua atividade profissional nos futuros ambientes de trabalho. “É uma experiência ímpar trabalhar num local onde recebo acompanhamento contínuo. O tribunal disponibiliza a estrutura adequada para que possamos desempenhar o trabalho da melhor forma possível. É uma responsabilidade muito grande e, ao mesmo tempo, um grande aprendizado”, disse. 

O presidente do TRE-SE, desembargador Ricardo Múcio Santana de Abreu Lima, parabeniza todos os estagiários, em especial, os 60 jovens em atividade nas mais variadas unidades Justiça Eleitoral de Sergipe, os quais colaboram sobremaneira com o bom funcionamento do Órgão.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Tribunal Regional Eleitoral de SergipeCENAF, Lote 7, Variante 2 -, Aracaju/SE 49081-000 - Brasil.

Tel:(+55-79) 3209-8600
Fax: (+55-79) 3209-8661

Horário de funcionamento do Protocolo Administrativo das 7h às 13h, (79) 3209-8633.

Endereço, telefone, e-mail e horário de funcionamento dos Cartórios Eleitorais.

Como chegar

Veja o mapa do TRE/SE no Google Maps.

O acesso mais fácil à sede do Tribunal é pela Av. Tancredo Neves.

CNPJ 06.015.356/0001-85

Ícone Protocolo Administrativo

Acesso rápido