Representantes do TRE-SE participam do 72º Colégio de Presidentes dos TREs

O Coptrel reúne presidentes de todos os Regionais Eleitorais

Encontro de Presidentes

O 72º Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel) ocorre nestes dias 12 e 13 de abril, na cidade de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha – RS. Organizado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), o evento acontece no Dall'Onder Grande Hotel. O presidente do TRE-RS, desembargador Carlos Cini Marchionatti, procedeuà abertura do evento na tarde de ontem, no Salão Malbec.

O Coptrelreúne presidentes de todos os Regionais Eleitorais. O encontro promove o debate acerca de projetos implementados nos respectivos tribunais. Desta forma, busca-se melhorar os serviços disponibilizados aos eleitores. O Colégio é presidido pelo desembargador Márcio Vidal, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Mato Grosso (TRE-MT).

Os 120 participantes (presidentes, diretores-gerais dos TREs, secretários e assessores)debatem os temas das palestras. Há também os grupos temáticos, entre eles, estão os de comunicação, formados porservidores vinculados a setores de TI e àsEscolas Judiciárias.

Os servidores do TRE-SE Marcos Vinicius Linhares Constantino, secretário judiciário, e o assessor de comunicação, Ricardo Ribeiro, estão presentes no encontro representando o Tribunal sergipano.

O diretor-geral do TRE-RS, Antônio Augusto Portinho da Cunha, coordenou a mesa do encontro dos DGs. Deliberou-se sobre questões de âmbito administrativo e foram apresentadas práticas de sucesso adotadas pelos Tribunais Regionais Eleitorais.

Concomitantemente à reunião de diretores-gerais, os assessores de comunicação dos Regionais discutiram temas relacionados às campanhas de esclarecimento aos eleitores, evidenciando o pleito deste ano, a divulgação da data em que se fechará o cadastro eleitoral (9 de maio), o desenvolvimento de campanhas junto às universidades, o combate às fake-news, entre outros assuntos. A reunião foi coordenada pela assessora-chefe do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Andréa Mesquita.

 Finalizando os trabalhos realizados na quinta-feira, às 18h30, aconteceu a palestra Tendências de tecnologia e inovação para o Poder Judiciário e, às 19h30, a palestra e painel Identidade civil nacional.

 

Sobre a atualização do Código Eleitoral

Ocorreu também a reunião que tratou da proposta de atualização do Código Eleitoral – o atual é de 1965 – com o objetivo de consolidar as legislações eleitorais. A presidente do TRE do Acre, desembargadora Regina Ferrari, foi a escolhida para liderar a comissão responsável pelo projeto, que deve ser encaminhado ao TSE e, em seguida, apresentado ao Congresso Nacional.

Às 9h30 de hoje (13), apresentam-se os trabalhos dos Comitês de Comunicação, TI, EJE e da Comissão do Anteprojeto ao Código Eleitoral. Logo após, às 10h30, debatem-se assuntos de interesse geral do Coptrel.

O secretário judiciário do TRE-SE, Marcos Linhares, apresentará o sistema iPleno ao Colégio de Presidentes, destacando as funcionalidades e a possibilidade de que outros regionais também utilizem a aplicação tecnológica.

O iPleno foi desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação do TRE-SEe temcomofunçãoprincipal ogerenciamento e a divulgação de informaçõesdos processos queentram em pauta para julgamento.Através dele, documentos, assinaturas digitaise anexos multimídia, como áudios, fotos e vídeos, tornam-se mais acessíveis às partes envolvidas. Recentemente o mecanismo ganhou atualizações que agregaram modernidadee fluidez na navegabilidade.

 



ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Tribunal Regional Eleitoral de SergipeCENAF, Lote 7, Variante 2 -, Aracaju/SE 49081-000 - Brasil.

Tel:(+55-79) 3209-8600
Fax: (+55-79) 3209-8661

Horário de funcionamento do Protocolo Administrativo das 7h às 13h, (79) 3209-8633.

Endereço, telefone, e-mail e horário de funcionamento dos Cartórios Eleitorais.

Como chegar

Veja o mapa do TRE/SE no Google Maps.

O acesso mais fácil à sede do Tribunal é pela Av. Tancredo Neves.

CNPJ 06.015.356/0001-85

Ícone Protocolo Administrativo

Acesso rápido