TRE-SE aprova Resolução sobre Sistema de Governança

TRE-SE aprova Resolução sobre Sistema de Governança

TRE-SE-fachada
Fachada TRE-SE

Os membros do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) aprovaram, por unanimidade, a instituição do sistema de governança, atendendo a meta estabelecida pelo Conselho Nacional de Justiça. A Resolução TRE-SE n.132/2017 foi aprovada no dia 12 de setembro.

 

O sistema de governança é formado pelas instâncias que controlam e apoiam a gestão e contém as comissões e comitês formados no Tribunal para cumprimento de tarefas do planejamento estratégico. Uma das principais vantagens é possibilitar uma visão coerente dos seus diversos integrantes e garantir maior transparência e participação nas decisões estratégicas do órgão.

 

Os princípios de legitimidade, equidade, responsabilidade, eficiência, probidade, transparência e accountability (imputabilidade, obrigações e prestação de contas), disseminados pelo Tribunal de Contas da União, bem como a importância da padronização de procedimentos referentes à gestão institucional são alguns dos fundamentos para a instituição do sistema.

 

Ficam estabelecidos os níveis de gestão como operacional, tático e de alta administração. A norma aprovada também institui o Conselho de Governança, composto de: I - Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe; II - Vice-Presidente e Corregedor Regional Eleitoral; III - Juiz Ouvidor; IV - Juiz Presidente do Comitê Gestor Regional de Priorização do Primeiro Grau; V - Diretor da Escola Judiciária Eleitoral; VI - Diretor-Geral.

 

O Conselho de Governança tem diversas atribuições, dentre as quais as de analisar propostas das instâncias de gestão e definir as diretrizes estratégicas a serem adotadas. A Coordenadoria de Planejamento, Estratégia e Gestão (COPEG) desenvolveu o trabalho de composição do sistema de governança, de forma colaborativa, com a participação das unidades do Tribunal, as quais ofereceram diversas sugestões visando à sua normatização.

 

Até o momento, apenas os TRE's de Sergipe e da Paraíba normatizaram seus sistemas de governança.

 

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Tribunal Regional Eleitoral de SergipeCENAF, Lote 7, Variante 2 -, Aracaju/SE 49081-000 - Brasil.

Tel:(+55-79) 3209-8600
Fax: (+55-79) 3209-8661

Horário de funcionamento do Protocolo Administrativo das 7h às 13h, (79) 3209-8633.

Endereço, telefone, e-mail e horário de funcionamento dos Cartórios Eleitorais.

Como chegar

Veja o mapa do TRE/SE no Google Maps.

O acesso mais fácil à sede do Tribunal é pela Av. Tancredo Neves.

CNPJ 06.015.356/0001-85

Ícone Protocolo Administrativo

Acesso rápido