Tribunal recebe alunos da Escola Municipal Olavo Bilac para visita técnica

Alunos da Escola Municipal Olavo Bilac visita TRE-SE

Na manhã da última terça-feira (14), alunos do 5º ano da Escola Municipal Olavo Bilac visitaram as instalações do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE). Na ocasião, tiveram a oportunidade de conhecer o Centro de Memória da Justiça Eleitoral de Sergipe Des. José Antônio de Andrade Goes (CEMEL).

O presidente do TRE-SE, des. Ricardo Múcio Santana de Abreu Lima, endossa a importância de visitas estudantis ao Tribunal. “As portas do TRE-SE estarão sempre abertas para a obtenção do conhecimento. As visitas são importantes, pois temos Materiais que servem de aprendizado para os estudantes, um acervo vasto de informações, peças, urnas e registros fotográficos que contam a história do nosso Estado e da Justiça Eleitoral” disse o presidente.

Segundo a coordenadora da Escola Municipal Olavo Bilac, Graça Azevedo, a visitação faz parte de um projeto que envolve várias atividades que tem por objetivo proporcionar uma visão ampla de cidadania e democracia aos alunos. “Desta vez, estamos trabalhando com os alunos os direitos e deveres que possuem enquanto cidadãos. Temos o direito ao voto, então a importância de escolher nossos representantes precisa estar, desde cedo, afixada na consciência de cada aluno”, disse.

A aluna Raquel Vitória de Santana da Cruz Santos disse que foi a sua primeira visita a um Órgão Público. Além disso, revelou que achou curioso as urnas e os títulos eleitorais de antigamente. “As urnas antigas me chamaram muita atenção, pelo voto ser depositado em uma caixa. Muito diferente do processo atual, no qual tudo é feito eletronicamente. Além das urnas, os títulos eleitorais do passado também eram muito distintos. É uma alegria estar aqui”, pontuou.

A exposição do Centro de Memória Eleitoral é aberta ao público e se baseia nas seguintes temáticas:

• Resumo da história do CEMEL

• Evolução das Zonas Eleitorais desde 1932;

• Voto e Cidadania;

• Objetos museológicos, a exemplo de réplicas dos Pelouros (bola de cera em que se colocava o voto de cada eleitor) utilizados no período do Brasil Colonial;

Visitação

O CEMEL é aberto de segunda a sexta, das 8h às 12h e está localizado no pavimento inferior do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe, situado no Centro Administrativo Augusto Franco-CENAF, Variante 2, Lote 7, Bairro América, CEP: 49080-000, Aracaju-SE.

Para agendar uma visita de alunos da sua instituição de ensino, basta ligar para (79) 3209-8652 e tratar com o servidor Marcos Deumares da Silva. O contato também pode ser através do e-mail: searq@tre-se.jus.br