Novembro Azul: Um mês para reforçar cuidados com a saúde masculina

TRE-SE adere a campanha do Novembro Azul

O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) adere a campanha do Novembro Azul, mês destinado ao incentivo de cuidados com a saúde do homem, especificamente ao que se refere ao câncer de próstata.

No Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar (INCA), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.

Segundo a médica oncologista Camila Tápia, do ICB (Instituto de Câncer de Brasília), diferentemente do câncer de mama, que tem indicação de exames preventivos periódicos para rastreamento da doença, no caso do câncer de próstata, os exames não são uma regra. Isso porque, segundo o Inca, existem evidências científicas de que o rastreamento dessa doença produz mais danos do que benefícios.

Por essa razão, a principal medida preventiva é ir ao médico periodicamente, para que se faça uma avaliação individualizada. "O Novembro Azul prioriza ações de conscientização sobre a neoplasia de próstata. O ideal é que isso estimule o homem a buscar o atendimento médico. Na consulta com um profissional especializado, geralmente um urologista, é feita uma avaliação para que se decida sobre a necessidade de exames", explica Camila.

Sobre o Câncer de Próstata

• É o segundo tipo de câncer mais mortal entre os homens.

• Um em cada seis homens é alvo da doença.

• Há um diagnóstico de câncer de próstata a cada 7,6 minutos.

• Há um óbito por câncer de próstata a cada 40 minutos.

• É o sexto tipo de câncer mais frequente no mundo.

Como prevenir?

Não existe uma forma de se tornar imune à doença. Por isso os exames de sangue e toque periódicos são tão importantes, eles possibilitam o diagnóstico precoce e o tratamento efetivo – além de menos invasivo – aumentando as chances de cura.

A doença atinge principalmente homens acima dos 50 anos de idade e por isso homens nessa faixa etária devem realizar os exames anualmente. Além disso, homens com história de câncer na família correm mais risco, exigindo o início dos exames anuais aos 45 anos de idade.

Alguns hábitos para diminuir os riscos da doença podem ser uma dieta saudável, fazer atividades físicas pelo menos 30 minutos por dia, 5 vezes na semana; controlar o peso e mantê-lo adequado ao seu corpo; diminuir o consumo de álcool e cigarro, sendo o último uma regra para evitar qualquer tipo de câncer.

História

Originalmente chamada de Movember (Moustache + November em inglês. Bigode e Novembro), a campanha começou em um Pub da Austrália, em 1999. Neste Pub, um grupo de amigos teve a ideia de deixar o bigode crescer durante todo o mês de novembro, em apoio a conscientização sobre a saúde masculina e arrecadação de fundos para doação às instituições de caridade.

A escolha do mês deu-se em alusão ao dia 17 de novembro, no qual comemora-se o dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. Nos dias de hoje, a campanha além de carregar o bigode como símbolo, traz a cor azul em sua representação. A ideia é alertar a sociedade sobre a prevenção ao câncer de próstata, através dos exames regulares e a atenção à saúde masculina.