Servidores do TRE-SE passam por treinamento para uso do PJe

Servidores do TRE-SE passam por treinamento para uso do PJe

A partir do mês de maio, o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) passará a utilizar o Processo Judicial Eletrônico (Pje), sistema que, como o nome sugere, permitirá a substituição da tramitação física de processos judiciais pela forma eletrônica. 

Na tarde desta quinta-feira, 11, servidores da Casa tiveram o primeiro contato com a ferramenta. De maneira didática e prática, a instrutora Renata Talim Dias, enviada pelo TSE, expôs aos colaboradores variadas situações de trabalho e indicava como resolvê-las através da nova ferramenta.

Para a palestrante, a implementação do PJe no TRE-SE agrega muito para o bom funcionamento da Justiça Eleitoral: “O Pje é uma ferramenta que eu adoro, pois ela contribui para a celeridade processual, para a economia de recursos materiais e financeiros, além de possibilitar que os usuários acessem os processos de qualquer local”, listou Renata. 

Primeiras experiências

A princípio, o PJe será implantado em 22 classes processuais do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe, incluindo processo administrativo de requisição de servidor, ação cautelar, ação de impugnação de mandato eletivo, ação de investigação judicial e prestação de contas. Os processos das demais classes processuais, especialmente os Recursos Eleitorais oriundos das Zonas Eleitorais, continuarão tramitando em autos físicos até ulterior deliberação do Tribunal Superior Eleitoral. 

Para o Secretário Judiciário, Marcos Vinícius Linhares Constantino da Silva, tramitar processos de maneira eletrônica é um avanço grande para o Tribunal: “É normal que no começo alguns colegas sintam alguma dificuldade no manejo do PJe, mas acredito que em breve começaremos a perceber na prática os benefícios do novo sistema”, explicou ele. 

Encontro com o presidente

Após o treinamento, a instrutora Renata Talim foi recebida pelo presidente do TRE-SE, Des.Ricardo Múcio Santana de Abreu Lima. O magistrado demonstrou satisfação pela adesão da ferramenta, a qual acredita ser de grande valia para o Tribunal. Renata lembrou das experiências positivas que o sistema tem conquistado em outros regionais e projetou o mesmo para Sergipe. 

Também estiveram presentes: Fabiano Damasceno Sousa Falcão, do STI do TSE; dr. Francisco Alves Júnior, juiz membro do TRE-SE e gestor da implantação do PJe; Marcos Vinícius Linhares Constantino da Silva, secretário judiciário do TRE-SE; Rubens Lisboa, diretor geral do TRE-SE; Ricardo Ribeiro, assessor de comunicação do TRE-SE; e a servidora Alessandra Santos Cerqueira. 

Mais informações

Para mais informações sobre o PJe, acesse: http://www.tre-se.jus.br/servicos-judiciais/processo-judicial-eletronico-pje/processo-judicial-eletronico-pje

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Tribunal Regional Eleitoral de SergipeCENAF, Lote 7, Variante 2 -, Aracaju/SE 49081-000 - Brasil.

Tel:(+55-79) 3209-8600
Fax: (+55-79) 3209-8661

Horário de funcionamento do Protocolo Administrativo das 7h às 13h, (79) 3209-8633.

Endereço, telefone, e-mail e horário de funcionamento dos Cartórios Eleitorais.

Como chegar

Veja o mapa do TRE/SE no Google Maps.

O acesso mais fácil à sede do Tribunal é pela Av. Tancredo Neves.

CNPJ 06.015.356/0001-85

Ícone Protocolo Administrativo

Acesso rápido