Secretário Estadual ou Municipal, para concorrer a cargo majoritário, deve se desincompatibilizar até 04 meses antes das eleições

fernando escrivanni

Na tarde desta terça-feira (10), o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) respondeu à consulta formulada pelo Partido Social Democrata Cristão – PSDC (Diretório Regional/SE), referente ao prazo de desincompatibilização de secretário estadual ou municipal para concorrer ao cargo de prefeito e vice-prefeito. 

O relator da consulta, juiz Fernando Escrivani Stefaniu, esclareceu aos demais membros que a consulta deveria ser conhecida, visto que foi  ofertada por presidente de órgão regional de partido e por estarem presentes os demais requisitos elencados pela legislação. “O questionamento refere-se a matéria eleitoral, não possui relação com caso concreto e fora formulada antes do início do processo eleitoral”, acrescentou Escrivani. 

Após fundamentar sua decisão,o relator votou pelo conhecimento da consulta dispondo que, para concorrer ao cargo de prefeito ou vice-prefeito, o secretário municipal ou estadual deverá observar o prazo de quatro meses para desincompatibilizar-se, conforme previsto no art. 1º, inciso II, alínea “a”, nº 12 e inciso IV, alínea “a”, da LC nº 64/90. A decisão foi acompanhada integralmente por todos os membros do TRE-SE.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal

Tribunal Regional Eleitoral de SergipeCENAF, Lote 7, Variante 2 -, Aracaju/SE 49081-000 - Brasil.

Tel:(+55-79) 3209-8600
Fax: (+55-79) 3209-8661

Horário de funcionamento do Protocolo Administrativo das 7h às 13h, (79) 3209-8633.

Endereço, telefone, e-mail e horário de funcionamento dos Cartórios Eleitorais.

Como chegar

Veja o mapa do TRE/SE no Google Maps.

O acesso mais fácil à sede do Tribunal é pela Av. Tancredo Neves.

CNPJ 06.015.356/0001-85

Ícone Protocolo Administrativo

Acesso rápido