TRE/SE recebe selo ouro no “Justiça em Números” 2015

TRE/SE recebe selo ouro no “Justiça em Números” 2015

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) divulgou durante o 9º Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizado em Brasília, nos dias 24 e 25 de novembro, a lista dos agraciados com o Selo “Justiça em Números” concedido aos Tribunais que investem na excelência da gestão da informação.

Dos 56 tribunais premiados, coube ao nosso Tribunal Regional Eleitoral o Selo Ouro, dentre as quatro categorias existentes. No âmbito da Justiça Eleitoral, o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí também foi agraciado com o Selo Ouro. As demais Cortes Eleitorais, inscritas no Justiça em Números, obtiveram a premiação nas categorias Prata e Bronze.

Consoante divulgação no site do CNJ, o Selo “Justiça em Números” foi criado em outubro de 2013 (Portaria n. 186/2013, atualizada pela Portaria n. 125/2015) para fomentar a qualidade dos dados estatísticos do Judiciário, sobretudo os referentes ao Relatório Justiça em Números. A ideia é aprimorar a coleta e sistematização dos dados para garantir informações e indicadores confiáveis para a tomada de decisões no processo de planejamento e gestão estratégicos, além de aumentar o acesso público a esses dados.

A concessão do Selo considera o encaminhamento adequado das informações, com atenção aos prazos e à consistência dos dados, assim como o nível de informatização do tribunal, uso de relatórios estatísticos para o planejamento estratégico e cumprimento de resoluções do CNJ alinhadas à gestão da informação. Para a edição 2015, os tribunais interessados em obter o Selo Justiça em Números apresentaram inscrições com documentos comprobatórios, que foram analisados por uma comissão avaliadora composta pela Comissão de Gestão Estratégica, Estatística e Orçamento do CNJ e pela diretora executiva do Departamento de Pesquisas Judiciárias (DPJ).

Para o Presidente, Des. Cezário Siqueira Neto, o Selo OURO do Justiça em Números, edição 2015, revela importante grau de maturidade da gestão de dados relevantes à administração judiciária, o envolvimento e comprometimento de todas as unidades do Tribunal e a contínua profissionalização de seus atores. "O TRE/SE saltou do selo de bronze, conferido em 2014, para o selo de ouro. O selo ratifica a excelência das atividades levadas a termo por esta Corte. Formulo votos de congratulações àqueles que, integrando a Justiça Eleitoral, contribuíram diuturnamente essa excelência".

Últimas notícias postadas

Recentes

Des. Ricardo Múcio participa do Colégio de Presidentes dos TREs

No evento, foram eleitos, por aclamação, os novos titulares do aludido colégio. Assumiram o Des. Márcio Vidal, do Mato Grosso: presidente; a Desa. Regina Ferrari, do Acre: vice-presidente; e o Des. Carlos Eduardo da Fonseca Passos, do Rio de Janeiro: primeiro-secretário.